Procon de Poços celebra Dia do Consumidor com inovações no atendimento

procon (3)

Procon de Poços investe em inovação para agilizar atendimento

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor é comemorado no dia 15 de março. Em Poços de Caldas, o Procon celebra a data com inovações no atendimento e novos serviços, sempre com o objetivo de defender o consumidor nas relações de consumo, de maneira cada vez mais ágil e prática.

Na quinta-feira, dia 15, dentro das comemorações, o Procon vai divulgar o resultado do concurso “Fiscal por um dia”, que tem por objetivo incentivar os consumidores a sugerirem temas relevantes para a fiscalização no município. Os selecionados terão a experiência de participar da fiscalização sugerida junto aos fiscais do órgão.

A grande inovação do atendimento é a ferramenta Procon Online, pela qual é possível registrar reclamações, denúncias e até mesmo tirar dúvidas pela internet. A plataforma de atendimento ao consumidor está disponível no site da Prefeitura, 24 horas por dia. Em pouco mais de seis meses de existência, o Procon já solucionou as demandas de 270 consumidores por meio desta ferramenta. O serviço, idêntico ao atendimento presencial, garante que o consumidor possa fazer suas reclamações por intermédio de computador, celular ou tablete, com agilidade e comodidade.

Além disso, o Procon tem disponibilizado uma série de pesquisas de preços inéditas, de grande relevância para o consumidor, que englobam produtos e serviços diversos, como pães, refeições, peixes, entre outros. Uma nota técnica do órgão modificou a forma de cobrança das pizzas com dois sabores, garantindo que o consumidor pague o preço justo pelo produto adquirido.

Também com o objetivo de esclarecer as dúvidas dos consumidores, o Procon lançou uma campanha educativa em rede social, com posts diversos que auxiliam o consumidor na garantia de seus direitos. “As novas ações e projetos que estão sendo implantados pelo órgão visam à informação e à educação para o consumo junto à população. Por isso, é muito relevante apresentarmos o trabalho desenvolvido, especialmente neste mês, quando se comemora o Dia do Consumidor”, destaca a assessora jurídica do Procon, Fernanda Soares.

Como reconhecimento pelos serviços prestados, o Procon de Poços de Caldas agora representa os Procons municipais no Conselho Gestor do Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, por meio da nomeação do coordenador Fábio Camargo e da assessora jurídica do órgão, Fernanda Soares.

Pesquisas de preços, notas técnicas e o serviço Procon Online podem ser acessados neste link: https://goo.gl/ZA14mC ou no site da Prefeitura (www.pocosdecaldas.mg.gov.br), no banner Procon. O atendimento ao público é feito das 11h às 17h, na rua Pernambuco, 562. Já no período da manhã, o órgão funciona com expediente interno, que inclui limpeza, triagem das reclamações registradas no Procon Online, respostas aos questionamentos feitos via internet e andamento dos procedimentos administrativos.

Dia do Consumidor
O Dia do Consumidor foi instituído pela primeira vez no ano de 1962, pelo presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, como uma forma de dar proteção aos interesses dos consumidores americanos.

Mas a assessora jurídica do Procon alerta para que os consumidores fiquem atentos nesta data, já que, desde 2014, a rede varejista, especialmente na internet, tenta promover uma espécie de “Black Friday” fora de época. “É importante que os consumidores tomem precauções para que não sejam lesados nas compras online. É fundamental pesquisar o histórico das lojas, observar os preços dos produtos oferecidos em promoções e evitar compras por impulso”, ressalta Fernanda Soares.

procon (16)

Atendimento presencial é realizado das 11h às 17h