Caixa prorroga prazo e propõe renegociação com o DMAE

DMAE

Contas poderão ser pagas até dia 29 na Caixa e Casas Lotéricas

O diretor presidente do DMAE, Antônio Roberto Menezes e o gerente administrativo financeiro, Maurício Kato, receberam nesta segunda feira, 12, o gerente regional da Caixa Econômica Federal, Jumar Neves, acompanhado do gerente geral da agência em Poços de Caldas, Milson José Bueno. A reunião foi agendada pelos respectivos gerentes da Caixa para propor uma renegociação nos valores de convênio com o DMAE e, ao mesmo tempo, prorrogar o prazo final de pagamento de contas nas agencias da Caixa e Casas Lotéricas para o dia 29 de março, anteriormente marcada para o dia 16 do corrente mês.

Segundo Menezes, os gerentes da Caixa em Poços sempre demonstraram vontade de continuar o convênio com o DMAE, porem, o impedimento ocorreu pela direção daquela instituição bancária em Brasília. “Sempre tivemos excelente parceria com a Caixa Econômica, demonstrado até pela assinatura em outubro do ano passado do convênio entre a Caixa e o DMAE. Porém, lá em Brasília houve o impedimento pela não aceitação dos valores pela direção da Caixa e a comunicação que o contrato seria encerrado em 16 de março. Agora, estamos felizes, porque além da prorrogação para o dia 29 de março de pagamentos de contas nas agencias da Caixa e Casas Lotéricas, existe grande possibilidade de continuarmos com o convênio mediante a renegociação dos valores. Como somos uma Autarquia Municipal, estamos contando com os estudos da nossa Assessoria Jurídica, pois existe um contrato em andamento com as outras instituições bancárias e caso exista nova negociação com a Caixa, tal medida terá que se estender para os outros bancos credenciados”, ressaltou o diretor.

Além desta possibilidade, Menezes afirmou que novas ações estão sendo programadas para facilitar o pagamento de contas. “Mais de 60% das contas pagas são realizadas nas Casas Lotéricas. Por isto, ficamos muito preocupados com a rescisão contratual proposta pela Caixa, porque reconhecemos o grande desconforto causado à maioria da nossa população. Acreditamos que continuaremos com o credenciamento da Caixa, contudo, estamos estudando também novas alternativas buscando facilitar ainda mais o pagamento de contas pelos nossos usuários” finalizou.

Entenda o caso

Em outubro do ano passado, após pesquisa feita em outras instituições de saneamento, o DMAE fez nova proposta de recredenciamento aos bancos, saindo do valor de R$ 1,02 para R$ 1,10 por cada conta paga para a Autarquia na “boca” do caixa e R$ 0,80 para débito em conta. Os bancos Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil, Santander e Sicoob assinaram o contrato aceitando o valor proposto. Porém, em 16 de janeiro de 2018, a Caixa Econômica Federal encaminhou comunicado ao DMAE, rescindindo o contrato, seguindo cláusula contratual que possibilita a qualquer uma das partes, o cancelamento contratual, desde que comunicado com 60 dias de antecedência, prazo este que venceria no dia 16 de março, prorrogado agora para o dia 29. O DMAE aguardou até a última semana antes do prazo estabelecido para comunicar o cancelamento, aguardando que a Caixa pudesse rever a medida, o que ocorreu nesta segunda feira com a reunião dos gerentes da Caixa e o diretor da Autarquia.