Atendimento de saúde nos dois primeiros anos de vida é tema de capacitação da Atenção Básica

CAPACITAÇÃO PUERICULTURA

Secretário de Saúde Carlos Mosconi participou da abertura da capacitação junto com a coordenadora da Atenção Básica, Camila Bacelar

Cerca de 70 pessoas – profissionais da Estratégia de Saúde da Família e do Nasf – Núcleo Ampliado de Saúde da Família, começaram hoje uma capacitação para aplicação do Protocolo Municipal de Puericultura, que é o acompanhamento do desenvolvimento físico e psicológico das crianças nos dois primeiros anos de vida. O encontro foi na tarde desta segunda, 12, na Associação Médica.

O secretário de Saúde Carlos Mosconi abriu a capacitação, ressaltando a importância deste trabalho em equipe. “Esta parceria proporciona a evolução coletiva e de forma democrática, por meio de discussões e do compartilhamento de experiências. A implantação efetiva deste Protocolo é fruto do trabalho de muitas pessoas, na busca por um serviço de saúde aprimorado. Agradeço e parabenizo a toda equipe por este trabalho que será de grande utilidade no atendimento diário das crianças nas nossas unidades de saúde”, afirmou Mosconi.

Um cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde, organiza a assistência de acordo com as fases de crescimento da criança, dentro do cuidado programado. Uma comissão municipal, formada por profissionais da Atenção Básica, organizou a capacitação em Poços. “Diante da extensão do conteúdo, a capacitação será feita em dois dias. O trabalho tem o envolvimento multiprofissional, de enfermeiro, pediatra, odontólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional, médicos de família e psicólogos, com o objetivo de padronizar esse atendimento”, explicou Camila Bacelar, coordenadora da Divisão de Atenção Básica.

A enfermeira da UBS Cascatinha, Isabele Lima, gostou da iniciativa. “É uma atualização profissional que ajuda na escolha de que conduta tomar e que traz mais autonomia para o nosso trabalho também”. A segunda parte da capacitação que começou nesta segunda, será na quarta pela manhã, na PUC Poços. Na última semana de março, a capacitação será ministrada a outra turma de enfermeiros, médicos e equipe de saúde bucal da Atenção Básica.