Oficina de artesanato reúne pacientes na UBS Dom Bosco I

ARTESANATO DOM BOSCO 2

Primeira técnica ensinada foi a decoração com fita de cetim

Convivência para interação e fortalecimento de vínculos: estes são os objetivos dos grupos de atividades, promovidos nas unidades básicas de saúde pelas equipes de estratégia de saúde da família com o apoio do Nasf – o Núcleo Ampliado de Saúde da Família. Na unidade Dom Bosco I, este mês teve início a oficina de artesanato. A primeira técnica utilizada é a arte com fita de cetim para decoração de peças como toalhas, caminhos de mesa e almofada.

Com encontros semanais, toda sexta, das 13h30 às 15h30, a ideia é compartilhar com os participantes, várias formas de se fazer arte. “Os próprios funcionários da unidade são os professores no grupo, então a gente vai trazendo o que cada um sabe para a atividade. No primeiro encontro nós tivemos seis pessoas, no segundo, semana passada já foram 11 pessoas, e estamos com as portas abertas para mais gente que queira participar”, comentou a enfermeira Aline Della Testa Rocha Garcia.

São iniciativas que contemplam o uso da gastronomia, da música, dos trabalhos manuais, de atividades físicas, da auriculoterapia entre diversas ações. Cada unidade tem uma programação diferente. A dona de casa Amanda Albino Martins Estevam, 39, participa da oficina de artesanato no Dom Bosco I e da oficina de crochê no Dom Bosco II. “Adoro e vou toda semana, porque é uma forma de preencher o tempo que até melhorou a minha ansiedade. É uma ótima iniciativa, as equipes dos dois postos são muito atenciosas com a gente, só tenho a agradecer”, elogiou.

O secretário de Saúde Carlos Mosconi reforça a importância da Atenção Básica para a prevenção e a promoção de saúde. “Nos últimos anos nós tivemos esta mudança do olhar para a saúde no Brasil, com foco na qualidade de vida do paciente por meio destas estratégias que humanizam o atendimento e aproximam a população dos nossos serviços”.

Se você tem vontade de participar dos grupos de convivência do SUS em Poços, procure a unidade básica de saúde mais próxima da sua casa para conhecer as atividades oferecidas e se inteirar sobre o dia e o horário dos encontros.

ARTESANATO DOM BOSCO 1