Você está em:

Vigilância Ambiental participa de ação do Sest Senat de combate ao Aedes aegypti

Palestra educativa foi feita para cerca de 300 estudantes da rede municipal

Palestra educativa foi feita para cerca de 300 estudantes da rede municipal


O Aedes aegypti é o mosquito responsável pela transmissão de doenças graves e que podem até levar a morte, como dengue, zika, chikungunya e a febre amarela urbana, esta última sem relatos comprovados no Brasil desde a década de 1940. Evitar a proliferação do mosquito significa prevenir todas estas doenças.
A informação é fundamental neste processo e foi compartilhada nesta quinta e sexta, 22 e 23, pela equipe da Vigilância Ambiental. Desta vez a plateia foi formada por 300 jovens, de 12 a 17 anos, estudantes da Escola Municipal Dona Mariquinhas Brochado. “Eles sabem que é necessário evitar água parada, porque este é o criadouro do Aedes, mas ainda têm dúvidas sobre a transmissão e o ciclo de vida do Aedes então foi mais uma oportunidade para esclarecer e multiplicar essa informação tão importante para o trabalho de prevenção”, explicou Aretha Carneiro Corrêa, educadora ambiental da Vigilância Ambiental, que ministrou a palestra aos estudantes, no anfiteatro do Sest Senat.
A equipe levou ainda panfletos informativos e amostras de larvas e do Aedes. Da postura do ovo até a fase de mosquito adulto, são sete dias. O ciclo de vida do vetor vai de 30 a 45 dias. A picada do Aedes não dói e os sintomas das doenças transmitidas por ele aparecem entre 7 a 15 dias após o contágio.
A palestra da Vigilância Ambiental fez parte de uma série de ações organizadas pelo Sest Senat ao longo do mês. “Durante todo o ano nós temos um calendário social onde nós desenvolvemos temas de interesse da comunidade. Em fevereiro, nós trabalhamos com o tema ‘não deixe a água parada’. Realizamos blitz em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, parceria com a Escola Municipal Dona Mariquinhas Brochado e com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, além do Simpósio de Responsabilidade Sócio-Ambiental para integrantes do Programa Jovem Aprendiz, que falou sobre consumo consciente com a participação da equipe do DME. Essas parcerias são fundamentais porque nós levantamos o assunto e buscamos quem possa abordá-lo com propriedade”, afirmou Luana Capellari de Oliveira, coordenadora de Promoção Social do Sest Senat.
Palestra educativa foi feita para cerca de 300 estudantes da rede municipal

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social