Professoras do CEDET participam de Pós-Graduação na UFSCAR

cedet ufscar

Professoras foram convidadas durante o 2º Seminário de Altas Habilidades, realizado pela UFSCAR

Três professoras facilitadoras do Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET) vão participar do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos. Edilene Brigagão de Oliveira, Eliane Maria Dias e Roberta Pereira dos Santos foram convidadas pela professora Rosemeire de Araújo Rangni, coordenadora do GRUPOH (Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Potencial Humano).

Elas participaram do 2º Seminário de Altas Habilidades, realizado pela UFSCAR nos dias 13 e 14 de novembro de 2017, quando o convite foi feito. Em março, elas darão início à pós-graduação strictu sensu, na disciplina Educação de Educandos Talentosos: Identificação e Atendimento.

A secretária municipal de Educação, Flávia Vivaldi, destaca que a iniciativa das professoras vai enriquecer ainda mais o trabalho já desenvolvido no CEDET, que funciona na sede da SME (rua Prefeito Chagas, 464. Telefone 3697-5107).

O CEDET é o centro de Educação Especial que atende crianças e adolescente com altas habilidades/superdotação da rede pública municipal. Os alunos atendidos são identificados na escola, por meio de observações, realizadas do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

No início de cada semestre, a equipe do CEDET elabora os planos individuais de cada aluno, organizando o horário de atividades grupais e individuais de conteúdo, usando grupos de interesse, de estudo e de trabalho. Os grupos são orientados por voluntários da comunidade, que dominam o assunto em profundidade e se disponibilizam a trabalhar com os estudantes. As atividades são organizadas e acompanhadas pelos facilitadores. O CEDET proporciona o convívio com a diversidade de conhecimento e o aluno tem diferentes perspectivas que vão enriquecer sua maneira de ver o mundo e abordar situações da vida.