Sessões públicas dão prosseguimento aos PMIs dos pontos turísticos

sessao publica pmi (15)

Prefeito Sérgio Azevedo abriu a sessão citando casos de sucesso de investimentos privados no turismo

A Prefeitura realizou, nesta quinta-feira (22), duas sessões públicas referentes aos editais de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para apresentação de estudos, levantamentos e propostas de operação e manutenção de sete pontos turísticos do município.

A primeira, no período da manhã, abordou o edital 01, que inclui o Complexo do Cristo Redentor, o Teleférico e a Rampa de Voo Livre. Já para o edital 02, que engloba Fonte dos Amores, Recanto Japonês, Cascata das Antas e Véu das Noivas, a sessão foi realizada no período da tarde.

As apresentações aconteceram no Espaço Cultural da Urca, quando os empresários interessados em participar do processo puderam fazer questionamentos e tirar dúvidas com a equipe da Secretaria de Turismo e também do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), parceiro no projeto.

O prefeito Sérgio Azevedo abriu a sessão e citou Belo Horizonte como exemplo de sucesso na implantação de modelos de parcerias público-privadas, inclusive com a participação do BDMG. Ele afirmou, ainda, que Foz do Iguaçu, no Paraná, também tem tido êxito a partir de investimentos privados no turismo. “A nossa expectativa é atrair novos investimentos e valorizar os nossos pontos turísticos, que são maravilhosos”, completou. Para finalizar, Azevedo agradeceu à equipe do BDMG e enfatizou que o município tem utilizado a expertise da instituição para orientar todo o processo, especialmente nas questões legais.

Pelo banco, participaram da sessão pública a assessora jurídica, Janaína A. Rezende, e a gerente da área de Parcerias Público-Privadas (PPP), Áurea de Carvalho. “O BDMG foi autorizado pelo município, por meio de dois decretos, a elaborar tanto esse chamamento de PMI como o resultado dele, a análise desses estudos e o eventual processo de licitação que decorra (do processo). É importante dizer que temos uma experiência muito grande com parcerias público-privadas e concessões. Já elaboramos vários projetos ao longo dos últimos nove anos, principalmente junto ao Estado. Recentemente, o banco está trabalhando mais junto aos municípios, entendendo que temos um papel institucional de favorecer o crescimento da infraestrutura e os equipamentos turísticos se enquadram nesse rol”, explicou a gerente da área de PPPs, Áurea de Carvalho.

O secretário municipal de Turismo, Ricardo Fonseca Oliveira, informou que as sessões públicas têm como objetivo apresentar informações e características do projeto e sanar dúvidas dos interessados. Dentro do processo, até 29 de março, os empresários podem solicitar visitas técnicas. A data limite para a entrega das manifestações de interesse é 13 de abril.

“É importante frisar que esta iniciativa não é novidade no Brasil e no mundo. Poços de Caldas ficou bastante adormecida neste sentido, visto que a requalificação do nosso turismo é fundamental. Outros destinos turísticos já estão passando por esse processo e estão na frente, porque se dependermos apenas do poder público para transformar o nosso turismo será praticamente impossível. Hoje, o setor privado também entendeu a viabilidade e acreditamos nas parcerias público-privadas para a requalificação do turismo local”, ressaltou.

Os editais e seus diversos anexos estão disponíveis no site da Prefeitura (www.pocosdecaldas.mg.gov.br), no banner “Editais de recebimento de propostas para concessão dos pontos turísticos” ou neste link: https://goo.gl/5LYcpC.