Você está em:

Caderneta do Idoso é apresentada às equipes das unidades básicas de saúde

Secretário de Saúde acompanhou a visita do gerontólogo à Unidade Básica de Saúde do Caio Junqueira

Secretário de Saúde acompanhou a visita do gerontólogo à Unidade Básica de Saúde do Caio Junqueira


Um documento que reúne dados importantes para o acompanhamento e avaliação dos pacientes, independentemente do local onde eles são atendidos: este é o objetivo da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, que está sendo implantada na Atenção Básica de Poços.
O trabalho teve início no começo de fevereiro com uma reunião na Associação Médica. “A ocasião foi um encontro para apresentar a Caderneta aos enfermeiros de cada equipe. Agora, a conversa inclui toda a equipe, para tirar dúvidas e falar sobre o uso desta ferramenta”, explica Camila Bacelar, coordenadora da Atenção Básica.
Na manhã desta terça, 20, a equipe do Caio Junqueira recebeu a visita do gerontólogo Otávio Augusto Fernandes. “A nossa intenção é que todos os profissionais se apropriem desta ferramenta, por meio desta sensibilização. É muito importante que toda a equipe esteja alinhada neste processo. Após a implantação, continuamos acompanhando a utilização da Caderneta e posteriormente os resultados que vão, inclusive, poder fornecer indicadores que norteiem planos de ação, tanto individuais, quanto coletivos. O foco é mais qualitativo do que quantitativo”, afirmou Otávio.
Até o momento, além do Caio Junqueira, também receberam a visita do gerontólogo, as unidades: Nova Aurora, Esperança I, Cohab I e Cascatinha e o SAD – Serviço de Atenção Domiciliar.
A agente de saúde Marina de Fátima Pereira gostou da possibilidade de centralização de informações dos pacientes. “É muito interessante para acompanhar o idoso, como já acompanhamos as crianças”. A aposentada Ana Pêdra de Jesus, paciente do Caio Junqueira, também aprovou a novidade. “Achei bom porque eu não tenho quem converse com o médico por mim, então agora as informações vão estar todas ali”, disse.
A caderneta traz histórico medicamentoso, situação vacinal e escalas de identificação de vulnerabilidade do idoso a determinados riscos e é válida por cinco anos. O documento ficará com o paciente, que deverá apresentá-lo em todos os atendimentos médicos para verificação e atualização. Uma folha chamada de espelho ficará na unidade, com o resumo das principais informações.
O secretário de Saúde Carlos Mosconi esteve na unidade do Caio Junqueira para acompanhar a conversa do gerontólogo com a equipe de saúde. “Esta é uma iniciativa que nós valorizamos muito e até por isso, contratamos um gerontólogo para apoio neste trabalho com a população idosa, que precisa de atenção e de cuidados diferenciados. As equipes da Atenção Básica já realizam um trabalho valoroso com este público, por meio dos grupos e das atividades de prevenção e de promoção de saúde. A Caderneta do Idoso é mais um elemento que só tem a agregar positivamente ao que já é desenvolvido”, afirmou Mosconi.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social