Cadastramento para castração de cães e gatos deve voltar na próxima semana

Secretaria de Saúde aguarda entrega de microchips; programa continua com a realização das cirurgias nas clínicas para os animais já cadastrados

O cadastramento para castração gratuita de cães e gatos deve reiniciar na próxima semana. Um atraso no fornecimento de michochips por parte da empresa contratada pela Prefeitura via licitação havia interrompido o cadastramento de novos pets.
A empresa AnimallTag, de São Carlos, SP, se comprometeu a fazer o envio ontem (15). O prazo foi cumprido e a postagem foi feita no dia 14. Uma nova data para retomada do cadastramento será anunciada nos próximos dias. “Vamos aguardar a chegada destes chips para retomar o cadastro que deixou de ser feito esta semana, por conta da falta deste material. Apesar deste contratempo, o Programa não sofre nenhum prejuízo, já que as clínicas continuam fazendo as cirurgias nos animais já cadastrados”, explica Jorge Lago, coordenador da Vigilância Ambiental.
Três clínicas credenciadas fazem os procedimentos. No ato do cadastro, o responsável pelo animal escolhe o estabelecimento de preferência e já sai da Secretaria de Saúde com a guia de autorização da cirurgia, para agendamento que deve ser feito diretamente na clínica. O coordenador da Vigilância Ambiental lembra a importância desta estrutura especializada para a segurança dos procedimentos. “As clínicas orientam, têm todas as condições sanitárias exigidas e dão o suporte inclusive no pós-operatório, o que tem colaborado para os resultados positivos do Programa que visa a saúde dos animais”, completa Lago.
Com cerca de 1.450 animais cadastrados e mais de 700 operados, o Programa Municipal de Castração Gratuita de Cães e Gatos da Secretaria Municipal de Saúde prevê além da cirurgia, a colocação de um microchip, geralmente implantado no pescoço do cão ou do gato.
O microchip armazena dados como nome e endereço e possibilitam o encaminhamento do bichinho, caso ele seja encontrado nas ruas, por uma equipe do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses.
Uma das etapas do cadastro inclui o número do microchip a ser colocado no animal, por isso, sem o material, o cadastro não pode ser feito. Os microchips são comprados por meio de processo licitatório. A AnimallTag havia informado um atraso no envio da próxima remessa, motivado pela não entrega da matéria-prima por parte do fornecedor, para a confecção dos microchips.
O cadastramento foi aberto no dia 4 de dezembro, após o lançamento do Programa Melhor Amigo, que inclui entre diversas ações, a inauguração do Espaço Animal, no Parque Municipal, com Feira Permanente de Adoção aos domingos; adaptação do antigo Castra Móvel para veículo de transporte de animais do abrigo para a feira e que futuramente será utilizado também para transporte de animais da zona rural para a castração; além das obras de ampliação e de melhorias no Abrigo de Animais, entre outras medidas. O Programa Melhor Amigo é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, com a participação das Secretarias de Defesa Social, Esportes, Obras e Serviços Públicos.
“Esta iniciativa tem sido muito bem avaliada pela população, pelos proprietários dos animais que já foram atendidos. Toda esta atenção com a saúde e com a segurança dos atendimentos têm garantido a confiança e a satisfação com este Programa que foi pensado e criado com este cuidado”, avalia o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.