Atenção Básica inicia trabalho de orientação sobre arboviroses

ARBOVIROSES SÃO BENTO 1

Equipe do São Bento montou mural educativo e deu orientações na sala de espera

Como parte do calendário de ações definido para este ano, fevereiro é o mês dedicado à prevenção das arboviroses – vírus transmitidos ao homem por vetores, como o Aedes aegypti. São exemplos de arboviroses transmitidas pelo Aedes: dengue, zica e chikungunya. O Aedes também transmite a febre amarela urbana, sem casos confirmados no Brasil desde a década de 1940.

O tema do mês na Atenção Básica foi assunto da sala de espera realizada nesta sexta, 9, na unidade do bairro São Bento. “Fizemos um mural educativo e durante todo o mês, a gente vai aproveitar este período em que o paciente fica na unidade, aguardando para ser atendido, para orientar sobre a importância de não ter o acúmulo de água parada que favorece a proliferação do Aedes, então vamos reforçar a necessidade de sempre verificar a limpeza do quintal e das calçadas, para evitar água parada”, disse a enfermeira da equipe de Estratégia de Saúde da Família do São Bento, Laís Romanelli de Oliveira Elias.

A equipe da Regional Sul vai realizar durante todas as sextas deste mês, ações educativas na feira livre do Conjunto Habitacional. Nesta sexta, 9, véspera de Carnaval, a equipe também orientou sobre a importância do sexo seguro, com uso de preservativo. Para facilitar o planejamento e a organização da agenda de trabalho dos profissionais, a coordenação de Atenção Básica definiu temas centrais para serem trabalhados mês a mês.

Em janeiro, o foco foi a Hanseníase, como parte do Janeiro Roxo, período de mobilização para divulgação dos sintomas, dos serviços de prevenção e do combate à doença. Em fevereiro, o tema é arbovírus, levando em conta o período de intensificação das medidas de prevenção da proliferação do mosquito Aedes aegypti. Em março, as ações serão de orientação sobre a tuberculose, aproveitando o Dia Mundial de Combate à Tuberculose.

Em abril, as abordagens serão sobre a hipertensão arterial. Em maio, o assunto será a luta antimanicomial, e em junho, a imunização entra em pauta. No segundo semestre, julho será dedicado a orientações sobre a prevenção de acidentes de trabalho; agosto foi definido para prevenção do tabagismo; setembro para a saúde do idoso.

Os últimos três meses do ano serão para as campanhas já conhecidas mundialmente, como o Outubro Rosa, de prevenção e cuidado da saúde da mulher; Novembro Azul, de atenção à saúde do homem e Dezembro Vermelho, de luta contra a AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis. “É muito bom ver o envolvimento de todas as equipes, na organização de diferentes atividades que chamem a atenção, que mobilizem a população para a importância da prevenção e do cuidado com a saúde”, afirmou Camila Bacelar, coordenadora da Divisão de Atenção Básica.

Regional Sul na Feira

Equipe da Regional Sul fez panfletagem na feira livre do Conjunto Habitacional e repetirá a ação durante todas as sextas do mês