Você está em:

Iniciativas de prevenção e de promoção de saúde são apresentadas em evento

MOSTRA ATENÇÃO BÁSICA III

I Mostra de Atenção Básica reuniu profissionais do município

O uso da gastronomia, da atividade física, das artes e até o trabalho bem sucedido com determinados medicamentos no tratamento de pacientes: tudo isso fez parte da I Mostra de Experiências da Atenção Básica, que reuniu profissionais da ESF – Estratégia de Saúde da Família; do Nasf – Núcleo Ampliado de Saúde da Família; do Serviço de Atenção Domiciliar e do Consultório na Rua. O evento foi realizado no sábado, 3, no Espaço Cultural da Urca. “Essa mostra foi pensada para compartilhar todos os trabalhos desenvolvidos na cidade. É uma forma de valorizar a nossa equipe e de compartilhar boas ideias que agora poderão ser replicadas. Quero agradecer pela quantidade de projetos inscritos, o que comprova a diversidade do que tem sido feito”, explicou Camila Bacelar, coordenadora da Atenção Básica.

O Secretário de Saúde Carlos Mosconi ressaltou a transformação dos serviços de saúde, trazida pela instituição do Sistema Único de Saúde, do qual participou de sua criação e implantação, como deputado constituinte. “Eu fico muito gratificado de ver, como cidadão e como profissional da saúde, os avanços do nosso sistema de saúde. Eu sou do tempo da saúde curativa e com o advento do SUS, isso mudou. Esse acolhimento, esse vínculo estabelecido entre as equipes de saúde e as comunidades são fundamentais e por isso, considero o trabalho de todos vocês valioso para a saúde do município”.

Na ocasião, o ex-prefeito de Poços, médico psiquiatra e especialista em medicina ocupacional, Adnei Pereira de Moraes, foi homenageado pela equipe da Atenção Básica. Adnei ocupou o cargo de Diretor do Departamento de Programas de Saúde da secretaria municipal de Saúde até dezembro de 2017, quando pediu exoneração por problemas de saúde.

A programação foi aberta com a palestra do médico sanitarista e mestre em Saúde Ocupacional, Horácio Pereira de Faria, de Belo Horizonte, que falou sobre Atenção Primária à Saúde e o Desafio da Qualidade do Cuidado. “São fundamentais, a relação humana estabelecida e o processo de trabalho ligado à qualidade do cuidado, que vão trazer como resultados, eficácia, eficiência e com custo-benefício equilibrado. O acolhimento é muito mais uma postura do que uma ação, é essa preocupação em acolher, em resolver, em encaminhar”, enfatizou  palestrante.

A equipe do Consultório na Rua, que antes do início do evento, fez uma apresentação musical aos presentes, falou sobre a música como estratégia de criação de vínculo e redução de danos no cuidado ao usuário em situação de rua. “Em algumas situações, usamos a música para nos aproximarmos do nosso público e em um segundo momento, conseguimos prestar os atendimentos. A música tem o poder de criar relacionamentos e fortalecer vínculos. Substituindo o prazer das drogas pelo prazer das artes, nós conseguimos reduzir danos”, afirmou o enfermeiro Ronan Ribeiro.

A Saúde Bucal apresentou a experiência com o início dos serviços de confecção de próteses dentárias nas equipes da Estratégia de Saúde da Família. “Os pacientes se tornam nossos amigos e aí a gente acompanha nas redes sociais, a alegria deles, por meio das postagens em que eles agradecem pelo tratamento que trouxe a eles a oportunidade de voltar a sorrir e junto com ela, tantas outras oportunidades”, contou a dentista Luciane Perencin, da UBS Regional Sul. “Foi um trabalho que começou na Regional Sul e que em breve será expandido para todos os consultórios. Só temos a agradecer por essa iniciativa da equipe, por essa energia que se propagou e que está possibilitando a estes pacientes esta reconquista da dignidade, da autoestima, do emprego e da alegria de viver”, complementou emocionada, a Dra. Cristiane  Costa Silva, coordenadora da Saúde Bucal.

Vinte e sete  projetos desenvolvidos em 2017 ficaram mais conhecidos por meio do evento. O prefeito Sérgio Azevedo falou sobre a importância de cada um dos servidores para os bons serviços prestados. “Vim aqui trazer nosso reconhecimento e nosso agradecimento a todos vocês, profissionais da saúde. O sucesso da nossa administração, que está bem avaliada,se  deve a vocês, ao servidor, a nós, porque eu também sou um servidor. Eu ando por Poços todos os dias e só ouço elogios sobre a saúde, vocês estão de parabéns por isso e eu faço questão de trazer esse reconhecimento hoje”.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social