Profissionais da saúde participam de reunião técnica sobre a febre amarela

REUNIÃO REGIONAL FEBRE AMARELA 2

Poços é considerada pelas autoridades de saúde, a frente de muitos municípios de Minas, tanto em cobertura vacinal quanto em preparo da rede de saúde

Com o intuito de atualizar enfermeiros, médicos e profissionais de saúde da rede assistencial ambulatorial, urgência/emergência e hospitalar das iniciativas pública e privada, um encontro foi promovido na manhã desta quinta, 25, na PUC Poços.

O evento foi aberto pelo secretário de Saúde, Carlos Mosconi. “Nossa rede está preparada, estamos vigilantes, mas ao mesmo tempo vivemos uma situação de tranquilidade em relação a muitos outros municípios, temos uma cobertura vacinal altíssima, graças ao trabalho realizado no ano passado, quando aquele macaco foi encontrado morto e depois veio a confirmação que foi por febre amarela. A mobilização das nossas equipes de saúde foi intensa e muito eficaz. É um prazer sediar esta reunião, receber profissionais da saúde do nosso estado porque a integração fortalece o nosso trabalho”.

A vacinação contra a doença foi intensificada em 2017, depois que um surto de febre amarela atingiu os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro. Um macaco encontrado morto naregião da Cascatinha colocou a secretaria de Saúde em alerta. Em fevereiro, o resultado de exames feitos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), comprovou que a morte do animal foi causada pela febre amarela. “Até o momento não temos casos confirmados da doença em humanos na cidade. Temos uma turista de 27 anos, internada em Poços desde o dia 15, com suspeita da doença que só será confirmada ou descartada pelo resultado da análise de amostras de sangue que foram encaminhadas à Fundação Ezequiel Dias em Belo Horizonte. De qualquer forma, é a suspeita de um caso importado porque a paciente mora em São Paulo e antes de vir para Poços, passou 12 dias em Atibaia, que está na área de risco”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Loro Ferreira.

O superintendente da Regional de Saúde de Pouso Alegre, Luís Augusto de Faria Cardoso, ressaltou a qualidade da estrutura de saúde de Poços, mas lembrou a localização geográfica do município que exige atenção neste momento. “Poços de Caldas está a frente de muitos municípios de Minas Gerais. Aquela ocorrência do macaco morto em 2017, a epizootia, foi muito positiva porque hoje coloca a cidade numa situação tranquila, tanto em cobertura vacinal, quanto em preparo da rede de saúde. Mas a proximidade com o estado de São Paulo redobra a nossa preocupação e nós temos que estar preparados para manejar adequadamente estes pacientes.

A I Reunião Técnica Regional de Capacitação, Alinhamento e Atualização no Manejo Clínico da Febre Amarela teve a participação da médica infectologista Indiara Penido, integrante do corpo clínico de enfrentamento da Febre Amarela no Hospital Eduardo de Menezes, de Belo Horizonte e que é referência no estado de Minas. “Trata-se de uma enfermidade grave, com taxa de letalidade de 50% e alto potencial epidêmico. Por todas estas características, é fundamental o diagnóstico mais rápido possível e o encaminhamento adequado dentro da rede de saúde”.

O evento também teve a presença da superintendente da Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador da secretaria de estado de Saúde de Minas Gerais, Deise Aparecida dos Santos. “Minas tem 853 municípios e a gente vive uma situação de alerta máximo em todo o estado, por isso é tão importante ter a nossa rede preparada para isso”.

Este mês, o Hospital Santa Lúcia de Poços foi credenciado pela Secretaria Estadual de Saúde para atendimento de casos de febre amarela. “A reunião de hoje foi importantíssima, porque as informações são fundamentais para buscar e identificar os casos e este diagnóstico mais rápido evita óbitos”, afirmou Leandra Rossi Suedt, técnica em patologia clínica da Vigilância Epidemiológica e integrante do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, implantado na UPA de Poços, em novembro do ano passado.

A vacina contra a febre amarela faz parte do calendário nacional de vacinação e está disponível durante todo o ano nos postos. Em Poços, são 21 salas de vacina, abertas de segunda a sexta, das 8h às 16h30. É importante levar o cartão de vacinação.