Mais 150 animais entram na fila para castração e cadastro é reaberto na próxima segunda

CADASTRO 15 DE JANEIRO 1

Cadastro é realizado na Secretaria Municipal de Saúde

Foi mais um início de semana movimentado no setor de cadastro do Programa de Castração Gratuita de Cães e Gatos, da Secretaria Municipal de Saúde. A aposentada Geni do Carmo Dias, 55, ficou sabendo do Programa pela Rádio Libertas e veio garantir a castração das três cadelinhas de estimação da família: Nêga, Nina e Titia. “Achei isso muito bom, porque pra muita gente essa cirurgia é cara para pagar e assim fica mais fácil”.

Com início no dia 4 de dezembro, como parte das ações do Programa Melhor Amigo, que inclui uma série de medidas voltadas para a causa animal, o Programa de Castração já fez mais de mil cadastros, entre cães e gatos. São três clínicas credenciadas para os procedimentos, estabelecimentos que têm realizado em média, de 10 a 15 cirurgias cada um, por dia.

Após o cadastro, as clínicas têm até três meses para prestar o atendimento, mas neste início do Programa, a espera não tem atingido este tempo. “Por isso até organizamos o cadastro em 150 animais por semana, para que as clínicas tenham condições de atender com tranquilidade e qualidade, dentro deste prazo estipulado”, explicou o coordenador da Vigilância Ambiental, Jorge Miguel Ferreira do Lago.

Após o cadastro, o responsável pelo animal sai da Secretaria de Saúde com a guia de autorização para a cirurgia e deve agendar o procedimento, diretamente na clínica escolhida. Para a primeira etapa do projeto, está prevista a realização de 2.400 cirurgias de forma gratuita.

Com a cota semanal atingida, o cadastro será reaberto na próxima segunda, 22, na Secretaria Municipal de Saúde – Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental, na Rua Pará, nº 284, Centro (entrada pela Rua Rio Grande do Sul), no horário das 9h às 12h ou até a distribuição de 150 senhas. Outras dúvidas podem ser esclarecidas pelo 3697 – 5977.

Para o cadastro é necessário levar RG, CPF e comprovante de residência. “Estamos muito satisfeitos porque a população entendeu o projeto, aderiu e estamos atingindo a nossa meta semanal de cadastramento. Além disso, temos conhecimento do bom atendimento prestado nas clínicas, pelos elogios que estamos recebendo e isso comprova o êxito da iniciativa que visa atender a uma demanda, com a realização do procedimento de forma segura”, finalizou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.