Consultório odontológico infantil completa um mês de atendimento na Policlínica

Secretário de Saúde Carlos Mosconi esteve na Policlínica, acompanhando o trabalho da equipe de odontologia, no consultório infantil

O ano já começou com o atendimento odontológico infantil ampliado em Poços. Inaugurado no final de 2017, o consultório que fica no 2º piso da Policlínica Central já realizou cerca de 100 atendimentos. O local é para atender crianças das regiões central e centro-oeste, de bairros que não possuem consultórios nas respectivas unidades básicas de saúde. “É um número significativo se pensarmos que neste período tivemos as festas de final de ano e estamos em um momento de férias, quando a demanda diminui sempre. Mas os atendimentos seguem normalmente, com três dentistas da Rede”, comentou Cristiane Maria Costa, coordenadora da Saúde Bucal.
No consultório infantil, são oferecidos atendimentos preventivos, curativos, de restauração e de emergência. O que chama a atenção é a alta taxa de absenteísmo: em um mês de funcionamento, cerca de 20% dos pacientes agendados, não compareceram. “Já aconteceu de quatro crianças de uma mesma família não virem à consulta. Isso é ruim, porque temos outros pacientes na fila de espera, aguardando pelo atendimento, então é necessário ter essa consciência”, disse a técnica de saúde bucal, Fernanda Dias Lopes.
O atendimento odontológico na Policlínica é para crianças até 12 anos e inclui o trabalho de orientação, que visa a prevenção e a promoção de saúde. “Até mesmo aquela mãe que tem um bebê e que quer saber como cuidar da saúde bucal da criança, pode nos procurar. As crianças maiores, além da consulta e do tratamento, a gente também orienta, tira dúvidas. Em muitos casos, na primeira consulta já fazemos avaliação, iniciamos o tratamento ou até finalizamos já, dependendo da necessidade de cada um. É um processo rápido, que visa a qualidade e o conforto do paciente, além da possibilidade de atender mais pessoas”, afirmou a dentista Maria Carolina de Toledo Pomárico.
Os agendamentos devem ser feitos na Policlínica, na sala 13, de segunda a sexta, das 10h às 16h. Lembrando que quem tem consultório odontológico na unidade básica perto de casa, deve procurar atendimento no próprio bairro.
Em Poços, 12 equipes da Estratégia de Saúde da Família, possuem profissionais da saúde bucal. Além destas equipes, a Rede Municipal de Saúde conta com 19 dentistas, 8 técnicos e 3 auxiliares em Saúde Bucal da Atenção Básica, que atendem em 24 consultórios distribuídos em todas as áreas da cidade, inclusive na zona rural. Os atendimentos também incluem procedimentos de média e alta complexidade, realizados pelo – CEO – Centro de Especialidades Odontológicas e pelo Hospital Santa Casa. “Toda ampliação para nós é motivo de alegria porque isso significa estar mais próximo da população, levando prevenção, saúde e bem estar e estes são objetivos muito importantes do nosso trabalho”, finalizou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.