Cerca de duas mil testagens de IST´s são realizadas durante o Dezembro Vermelho

DEZEMBRO VERMELHO CASCATINHA

Ações de conscientização foram realizadas em diferentes pontos de Poços

O mês de Dezembro foi dedicado à mobilização sobre a importância da prevenção da transmissão do vírus HIV. Dentro deste trabalho, o Programa Municipal DST/AIDS intensificou a realização dos testes rápidos, também conhecidos por testes de triagem, que em poucos minutos acusam se a pessoa já teve ou não, contato com o vírus e se é portador de alguma IST  (Infecção Sexualmente Transmissível).
Em ações especiais, realizadas no centro e na zona Sul, orientações, panfletos, preservativos e testes foram disponibilizados à população. “O medo das pessoas de falar sobre o HIV ainda é muito grande e é necessário enxergar o HIV de forma diferente, porque é uma doença que tem tratamento e que tem controle. Muitas vezes não apresenta sintomas mas a pessoa pode ser transmissora da infecção, então é muito importante fazer o teste e evitar as formas de contágio”, explicou a enfermeira Dirce Tomoko Hara Soares, coordenadora do DST/AIDS.
Relações sexuais desprotegidas, ou seja, sem preservativo; compartilhamento de seringas contaminadas; de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação: estas são formas de transmissão do vírus HIV.
O Dezembro Vermelho em Poços também contou com a parceria das 37 UBSs – Unidades Básicas de Saúde, que realizam de forma permanente os testes rápidos. “Mesmo após a campanha do Dezembro Vermelho, quem tiver interesse pode procurar a unidade básica onde já é atendido, para realizar os testes de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Durante o mês, as equipes fizeram ações de mobilização para chamar atenção para o assunto, mas o atendimento está disponível o ano inteiro”, ressaltou a coordenadora da Atenção Básica, Camila Bacelar.
Somando os testes de HIV, Sífilis, Hepatites B e C, o trabalho da atenção básica aliado ao do serviço DST/AIDS, promoveu a realização de aproximadamente dois mil testes rápidos. Três casos de HIV foram diagnosticados nos testes de triagem, confirmados em um segundo exame e os pacientes já estão sendo atendidos pelo Programa Municipal que oferece acompanhamento de infectologista, nutricionista, pediatra, psicólogo, assistente social, enfermeiros, auxiliar de enfermagem e dentista. O atendimento inclui orientação, aconselhamento e dispensação de medicamentos. Este ano foram 40 diagnósticos. Em 2016, 43 e em 2015, 45. O Programa Municipal DST/AIDS, atende de segunda a sexta, das 8h às 17h, no prédio da secretaria de Saúde, na esquina das Ruas Rio Grande do Sul com Pará. O programa desenvolve ações de enfrentamento do HIV/Aids e de outras infecções sexualmente Transmissíveis (ISTs), como Sífilis e Hepatites B e C.
“É importante continuar este trabalho através destas ações, tanto na programação do DST/AIDS quanto na filosofia da estratégia de saúde da família. O perfil da doença mudou mas a gravidade não. A AIDS favorece o aparecimento de doenças secundárias, também conhecidas como doenças oportunistas que têm haver com a queda do mecanismo de defesa do organismo. Então é fundamental que estas ações de prevenção e de promoção de saúde continuem sendo desenvolvidas”, avaliou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.