Secretário de Saúde conquista aumento de recursos para realização de exames e cirurgias

DSC_1123

Recursos para saúde foram anunciados durante entrevista coletiva na quinta pela manhã, pelo secretário de Saúde, Carlos Mosconi

Esta é uma boa notícia para a saúde de Poços de Caldas e que traz esperança para centenas de pacientes. Os recursos de MAC – Média e Alta Complexidade repassados pela União ao Município, foram ampliados. O teto anual de cerca de 63 milhões de reais, a partir de 2018, passará a ser de aproximadamente 67 milhões de reais. O aumento se deve à aprovação de incorporação de recursos financeiros federais ao teto de Média e Alta Complexidade do município de Poços de Caldas para a recomposição dos valores federais de custeio do Hospital Santa Lúcia e da Santa Casa. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa, realizada na manhã desta quinta, 28, no gabinete do prefeito.
A deliberação CIB-SUS/MG Nº 2.655, de 26 de dezembro de 2017, foi publicada nesta quarta, 27, no Diário Oficial do Estado e deve ser publicada ainda este ano, no Diário Oficial da União. A liberação do recurso de 3 milhões e 600 mil reais , a ser repassado em 12 parcelas,  é o fruto de três visitas que o secretário de Saúde, Carlos Mosconi fez a Brasília, para audiências com o ministro da Saúde, Ricardo Barros. “Estive lá para expor a situação difícil que nós vivemos em Poços, agravada, principalmente, pela dívida de mais de 16 milhões de reais do Governo de Minas com a Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas. Em um primeiro momento, o Ministro se mostrou com dificuldades para liberar verba para custeio, mas nas outras tratativas, ele compreendeu a nossa necessidade, até porque parte desta dívida do Estado é com os Hospitais Santa Casa e Santa Lúcia. Valeu a pena buscar este apoio e o resultado está aí. Tenho que agradecer, além do Ministro da Saúde, Ricardo Barros, o secretário de Atenção à Saúde, Francisco de Assis Figueiredo e o deputado federal de Minas Gerais, Toninho Pinheiro, que foram fundamentais nesta conquista”, contou Mosconi.
O prefeito Sérgio Azevedo comemorou a notícia, reforçando a saúde como prioridade na sua gestão. “Encerramos o ano com mais um benefício para a saúde e ficamos muito felizes porque mais uma vez a população será atendida. Tivemos a verba do Carnaval que foi utilizada na saúde, mas a gente precisava de mais e nosso secretário de Saúde conseguiu essa verba, algo raro até de se conseguir. Isso somado à verba do Carnaval 2018 que também irá para a saúde, a gente espera regularizar as cirurgias represadas, porque a fila é grande. E nós pretendemos fazer, assim como fizemos com as cirurgias de catarata. Quero aproveitar para agradecer o apoio da Câmara neste ano, lembrando inclusive da iniciativa do presidente da Casa que nos procurou, oferecendo o repasse de dois milhões de reais, que foi feito à Santa Casa”, afirmou o prefeito.
“Quero parabenizar o esforço e a dedicação do doutor Mosconi que conhece como poucos, os trâmites para a conquista de mais recursos, o que outro secretário realmente não conseguiria. Isso reforça a necessidade de Poços ter um representante nas Câmaras Estadual e Federal. Parabéns ao prefeito, ao vice, e ao doutor Mosconi, por essa preocupação com a saúde que é uma preocupação nossa, da Câmara também”, disse o presidente da Câmara, vereador Antônio Carlos Pereira, que participou da coletiva, acompanhado dos vereadores: Álvaro Cagnani, Gustavo Bonafé, Lígia Podestá, Lucas Arruda, Mauro Ivan e Pedro Magalhães.
Em Poços, de janeiro a novembro, foram 1.825 cirurgias eletivas realizadas. Destas, 1.301 foram cirurgias oftalmológicas, entre elas as de catarata; 208 cirurgias foram realizadas na Santa Casa e 316 cirurgias no Santa Lúcia. O secretário de Saúde afirmou que a notícia aumenta as possibilidades de poder atender aos pacientes que aguardam por cirurgias represadas e espera contar com o apoio dos hospitais. Atualmente, cerca de 1.400 laudos estão no setor de cirurgia, a espera de encaminhamento. “Está claro na deliberação que este dinheiro será repassado ao longo do ano, para exames, internações e cirurgias de média e alta complexidade nos dois hospitais, Santa Lúcia e Santa Casa. Não pode ser usado para pagar dívidas e nem para outro fim. Com isso, a gente acredita que vai conseguir enfim agilizar este atendimento e trazer conforto a estes pacientes que aguardam há meses e até há anos, pelos procedimentos. Tenho que fazer um apelo aos hospitais para que nos ajudem, porque este recurso extra virá e nós precisamos do apoio e da compreensão dos hospitais para ampliar o atendimento. Foi um ano dificílimo porque o Governo do Estado não está cumprindo o seu papel e nós estamos pagando essa conta, mantendo todos os serviços em funcionamento e até ampliando os atendimentos. Tenho que agradecer ao prefeito, Sérgio, ao vice, Flávio Faria, a todos os secretários e a Câmara de Vereadores, pelo apoio que nós estamos tendo na Secretaria de Saúde, sem deixar de registrar o apoio de todos vocês da imprensa, que têm nos ajudado com a divulgação de informações valiosas à comunidade”, finalizou Mosconi.
Além dos representantes de diversos órgãos da imprensa, também participaram da coletiva: o vice-prefeito, Flávio Faria; o secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva; o secretário de Governo e Comunicação Social, Celso Donato; a secretária de Administração, Ana Alice de Souza e o secretário de Controle Interno, Rogério Oliveira Moisés; representantes das diretorias dos Hospitais Santa Casa e Santa Lúcia; e servidores da secretaria municipal de Saúde.