Prefeitura inicia instalação de novas lixeiras

lixeira site

Lixeiras estão sendo instaladas na Praça Pedro Sanches

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, iniciou a instalação das 600 novas lixeiras, adquiridas através de licitação.  Inicialmente, cem novas lixeiras já estão na cidade  e serão instaladas na região central. As que forem substituídas, passarão por limpeza e serão instaladas nos bairros.
Os primeiros locais a receberem as novas lixeiras são a Praça Pedro Sanches, na calçada do comércio, e a rua Rio de Janeiro. Segundo o secretário Tiago Biagioni, a instalação será feita por ruas. Todo o centro receberá as novas lixeiras, confeccionadas na cor verde.
Parte das quinhentas lixeiras restantes serão também instaladas nos bairros, próximo a equipamentos públicos, como academias ao ar livre, parquinhos, áreas verdes, unidades de saúde e escolas. O investimento é de R$ 127.740,00.
Além destas lixeiras, a Secretaria de Serviços Públicos  está instalando também  mais nove PEVs (Pontos de  Entrega Voluntária), de  recicláveis, nas regiões sul, leste e oeste. A ação é realizada em parceria com a empresa Liarth, detentora da concessão de coleta de lixo na cidade. O primeiro PEV foi instalado próximo à E.M. Prof ª Edir Frahya, no bairro Nova Aurora.
A ideia é  ampliar a coleta seletiva e os PEVs são mais um instrumento para esta ação. Hoje, o municipio coleta 150 toneladas/mês de recicláveis, por meio de 44 rotas dos caminhões específicos para o trabalho, de segunda a sexta. O objetivo é ampliar ainda mais esta coleta. Hoje são 12% de recicláveis coletados, a meta é  alcançar até 30%.
“Para isso, contamos com a participação e colaboração de todos”, destaca Tiago Biagioni.  Em dezembro de 2016, eram recolhidas 70 mil toneladas pela Ação Reciclar. O trabalho foi ampliado  para outras associações, como a Coopersul e Recriando e o índice ampliou, assim como a renda dos cooperados. No primeiro semestre de 2017, foram R$ 450 mil divididos para 40 famílias.