Projeto Melhor Amigo inicia castração gratuita de cães e gatos

Primeira fase do programa prevê 2.400 cirurgias gratuitas para cães e gatos

Nesta semana, as três clínicas credenciadas para realização de cirurgias por meio do Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos de Poços de Caldas começaram a realizar os procedimentos.
A enfermeira Célia Lopes fez o cadastro do cão Bidu no início da semana passada e, nesta quinta-feira (14), levou-o para a cirurgia. “Muito rápido o atendimento e muito bom esse programa porque o povo não pode gastar ou até não quer gastar com isso, mas essas cirurgias vão diminuir o número de animais abandonados”, comentou.
Na Associação de Amigos e Protetores dos Animais (Aapa), que fica na zona sul, estão sendo realizadas 15 cirurgias por dia. “Nossa agenda está fechada até o dia 22. Aí, paramos por conta das festas de final de ano, retornamos no início de janeiro e já estamos marcando as próximas cirurgias para 2018”, informou a presidente da associação, Vera Facci.
Além da Aapa, são credenciados para atender pelo Programa Municipal de Castração de Cães e Gatos, a clínica veterinária Dr. Darcy, que fica no Caio Junqueira, e a veterinária Suelise Bravo Machado, que atende no centro. Antes de agendar a cirurgia na clínica, é necessário fazer o cadastro do animal. O cadastro é feito na Secretaria Municipal de Saúde – Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental, de segunda a quarta, das 9h às 12h. É necessário levar CPF, RG e comprovante de residência atualizado. O endereço é rua Pará, 284, centro (entrada pela rua Rio Grande do Sul. A cota semanal é de 150 cadastros.
“Já tivemos duas semanas de cadastramento desde o lançamento do Programa e a cota foi atingida na terça-feira, na primeira semana e na segunda-feira, na segunda semana. Definimos desta forma porque as clínicas têm o prazo de três meses para realizar a cirurgia após o cadastro, então, foi uma maneira de organizar o fluxo, até mesmo levando em conta essa pausa das clínicas no final de ano. Mas a população pode ficar tranquila, porque temos 2.400 cirurgias gratuitas para esta primeira etapa”, explicou o coordenador da Vigilância Ambiental, Jorge Lago.
Após o cadastro, o responsável pelo animal já sai com a guia de autorização para a cirurgia e deve entrar em contato com a clínica indicada para o agendamento. Além disso, os animais vão receber um microchip para identificação.
O Programa de Castração Animal faz parte do Projeto Melhor Amigo, que também inclui: criação do Espaço Animal no Parque Municipal; ampliação e melhorias no abrigo de animais; feira de adoção aos domingos no Espaço Animal, com animais do abrigo; atividades que orientem sobre a guarda responsável, também já realizadas nas escolas; adaptação do antigo castra móvel como veículo de transporte animal, para levar cães para a feira de adoção e também animais da zona rural para a castração, pelo Programa Municipal; reforma e ampliação do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses, previstas para 2018, mediante licitação ainda a ser aberta, além da criação do Convida – Conselho Municipal de Defesa e Valorização da Vida Animal.
O programa Melhor Amigo tem ações elaboradas pela Secretaria de Saúde, em parceria com as Vigilâncias Ambiental e Sanitária, com a participação das Secretarias de Defesa Social, Esportes, Obras e Serviços Públicos. Mais informações pelo telefone 3697–5977.
Legenda: Primeira fase do programa prevê 2.400 cirurgias gratuitas para cães e gatos