Dezembro Vermelho tem teatro de fantoches e outras ações na prevenção contra aids

PSF Nova Aurora fez campanha de conscientização usando bonecos

Dezembro é o mês de conscientização e de prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis. Com o objetivo de atingir o maior número possível de pessoas, as equipes das unidades básicas de saúde estão apostando em ações de mobilização, dentro e fora dos centros de atendimento.
Na manhã de ontem (13), a equipe da Cascatinha levou os serviços para a rua XV de Novembro, durante a realização da feira livre. “Muita gente não tem tempo para ir até a unidade, então atendemos a este público. Fizemos medição de glicemia, aferição de pressão arterial, e os testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C. Foram 30 pessoas fazendo testes rápidos em uma manhã, número bastante superior ao que fazemos normalmente, na unidade”, contou a enfermeira Isabele Lima.
O teatro de fantoches foi uma das estratégias utilizadas pela equipe do Nova Aurora para falar sobre sexualidade e saúde a jovens de 11 a 14 anos, atendidos no Galpão das Artes. Já no poliesportivo Miguel Zanetti, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e agentes comunitários, desenvolveram atividades para a terceira idade. “Eles tiraram dúvidas e foi muito bom para quebrar este estigma de que o idoso não tem mais vida sexual ativa, porque a gente percebe na rotina do nosso dia a dia, outra realidade e a prevenção é fundamental”, explicou Denise Lucas Araújo, enfermeira.
A equipe do Santa Augusta montou atendimento na porta da unidade, para a realização dos testes rápidos. O Espaço Saúde na Escola Municipal Professor Júlio Bonazzi esclareceu as dúvidas dos estudantes. “As ações foram muito bem recebidas pela comunidade. Muitos desconheciam as doenças e suas formas de transmissão. Os cuidados preventivos foram reforçados e vários testes rápidos realizados”, avaliou a enfermeira Joice Araújo Marçal.
Na unidade do Santa Ângela, a abordagem foi aos pacientes que aguardavam as consultas na sala de espera. “Precisamos falar, informar, para tentar diminuir o preconceito”, disse a enfermeira Fernanda Souza Moreira. No São Jorge, o Dia D incluiu orientações, distribuição de preservativos e oferta dos testes rápidos. “Nosso diagnóstico maior na unidade é o da sífilis e é fundamental, porque aí o paciente já é encaminhado para comprovação do resultado e início do tratamento”, afirmou a enfermeira Ângela Ferreira da Silva.
“Diversas atividades estão sendo realizadas ao longo do mês, mas durante o ano todo, as unidades básicas de saúde fazem os testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. São atendimentos de livre demanda e sem necessidade de agendamento, basta que o paciente procure a unidade mais próxima de casa”, informou a coordenadora da Atenção Básica, Camila Bacelar.
“É muito bom esse envolvimento das equipes que se empenham em promover atividades diferentes para mobilizar, para esclarecer e para aproximar o atendimento da população”, finalizou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.