Animais do Abrigo estarão domingo no Parque Municipal para adoção

Abrigo de Animais 1

Feira Permanente de Adoção é das 10h às 14h, no Espaço Animal, no Parque Municipal Antônio Molinari

Se você procura um bichinho de estimação para alegrar sua casa e fazer companhia, domingo pode ser uma boa oportunidade para isso: cerca de dez cães do Abrigo de Animais, estarão no Parque Municipal, na Feira Permanente de Adoção, realizada das 10h às 14h, no Espaço Animal, no Parque Municipal Antônio Molinari. São animais recolhidos pelo CCZ – Centro de Controle de Zoonoses, avaliados e acompanhados por veterinários, conforme explica o coordenador da Vigilância Ambiental, Jorge Miguel Ferreira do Lago. “Todos estes cães já passaram por um período de observação no CCZ, antes de irem para o abrigo. Já foram vermifugados e vacinados contra a raiva e para a adoção são banhados e tosados”.

Para a feira, são levados filhotes e cães de pequeno e médio portes, animais que tinham um lar e que foram abandonados, por isso, o trabalho também inclui a conscientização sobre a posse responsável. “No último domingo tinha muita gente com cachorro, usando o Espaço Animal que é uma ideia legal, pensada exatamente para isso e nós distribuímos material informativo para falar sobre a responsabilidade envolvida na adoção”, contou a médica veterinária Maria Cecília Gonçalves, responsável pelo Abrigo de Animais, que aproveita a oportunidade para convidar as pessoas para conhecer o local. “Para a feira, a gente escolhe os animais mais sociáveis, aqueles que inclusive estranham menos o transporte no ônibus, mas no abrigo temos cerca de 120 animais para adoção. Então, quem não puder ir à Feira no domingo, pode também ir até o abrigo, conhecer outros animais e quem sabe já sair de lá com um novo amigo”.

O transporte dos cães para a feira é feito em ônibus adaptado para a finalidade. Os animais adotados e que ainda não são castrados, têm garantida a castração gratuita dentro do Programa Municipal que começou a funcionar este mês. O abrigo de animais fica no final da Avenida Fosco Pardini, s/n. O local está passando por obras de ampliação e melhorias, que devem ser finalizadas no início de 2018. No Facebook, na página Abrigo de Animais Poços de Caldas, é possível ver as imagens dos animaizinhos disponíveis para a adoção, um trabalho voluntário do fotógrafo Leonardo Schvarcz.

A Feira Permanente de Adoção, o Espaço Animal e o Programa Municipal de Castração de Cães e Gatos, fazem parte do projeto Melhor Amigo, lançado dentro das comemorações dos 145 anos de Poços, que contempla uma série de ações que visam o cuidado com os animais. “É uma iniciativa ampla, baseada em aspectos legais e de segurança e que visa atender a um ciclo que inclui o controle de natalidade, o encaminhamento de animais abandonados para novos lares e a conscientização sobre a importância da posse responsável”, finalizou o secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva. O programa Melhor Amigo tem ações elaboradas pela Secretaria de Saúde, em parceria com as Vigilâncias Ambiental e Sanitária, com a participação das Secretarias de Defesa Social, Esportes, Obras e Serviços Públicos.

Abrigo de Animais 2