Você está em:

Núcleo de Segurança do Paciente é implantado na UPA

RECEPÇÃO UPA

Medidas visam reduzir os riscos assistenciais aos pacientes da unidade

Identificar corretamente o paciente; melhorar a comunicação entre profissionais de saúde; melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos e reduzir os riscos assistenciais: todas estas são medidas que têm sido intensificadas na UPA, a Unidade de Pronto Atendimento de Poços de Caldas. As ações fazem parte do Núcleo de Segurança do Paciente, instituído na unidade, após a implantação do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, inaugurado em novembro, como parte das comemorações pelos 145 anos de Poços.

“É uma série de preocupações que fazem parte de um trabalho que já vem sendo desenvolvido desde o início do ano, quando os medicamentos de alto risco passaram a ser identificados com a etiqueta vermelha, para citar um exemplo dentre as mudanças. Agora, com a formalização do Núcleo de Segurança, o trabalho atinge outras etapas”, comentou Deusdete Inácio de Souza Júnior, coordenador de Enfermagem da UPA.

Reduzir os riscos assistenciais inclui rever processos de trabalho que visam individualizar a assistência e ofertar mais segurança. O projeto piloto foi aplicado na sala de repouso que oferece observação clínicas, em 14 leitos. A ficha de identificação, colocada na parede, ao lado de cada leito, traz informações como: nome, idade, data e horário da entrada, descrição de possíveis alergias e classificação dos riscos de acordo com o quadro de cada paciente, como: queda, alergia, flebite, úlcera de pressão e bronco aspiração. “Essas informações estão disponíveis a toda a equipe que presta a assistência, como enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e assistentes sociais, no intuito de tratar o paciente como um ser único. São protocolos desenvolvidos com embasamento científico, na literatura médica e incluem medidas preventivas para reduzir ao máximo os riscos, de acordo com a necessidade de cada paciente”, afirmou Deusdete.

O próximo passo é estender o trabalho para a sala vermelha, onde estão quatro leitos de alta complexidade. “É uma mudança muito grande porque a gente está colocando o paciente em foco, otimizando a assistência”, complementou Francine Barroso Corrêa que juntamente com a também enfermeira, Ligia Figueiredo Gonçalves, coordena o núcleo de segurança do paciente da UPA.

A instituição do núcleo também prevê análises estatísticas, por meio da notificação de ocorrências e a investigação e correção de eventuais falhas. “Este é um passo importantíssimo dado para melhorar ainda mais a qualidade da assistência prestada na UPA de Poços de Caldas e este é só o início de um trabalho abrangente e necessário, dentro desta preocupação em humanizar o atendimento, um dos objetivos da nossa gestão”, finalizou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social