Aprovação da Lei do Piso é necessária para consolidar formação continuada dos professores

A Secretaria de Educação aguarda a aprovação da proposta de cumprimento da lei

A equipe da Secretaria Municipal de Educação tem se dedicado a ampliar as ofertas de estudos aos profissionais e aguarda a aprovação da proposta de cumprimento da lei 11.738/08 (Lei do Piso), encaminhada pelo Executivo à Câmara Municipal para consolidar cada vez mais as ações de formação.

A Lei do Piso tem como objetivo a melhoria da qualidade de ensino na educação básica por meio da valorização profissional dos educadores, ou seja, carreira estruturada, reconhecimento e remuneração do trabalho realizado extraclasse e um piso salarial nacional, são medidas essenciais para a educação.

Parte do tempo pago extraclasse deve ser destinado aos estudos, seja em encontros promovidos na própria unidade, indicados pela Secretaria Municipal de Educação ou outros, buscados pelos próprios profissionais, desde que convergentes com o trabalho no magistério. “A lei 11.738 proporciona ao professor a oportunidade de elaborar atividades e outros recursos didáticos, pensar a prática pedagógica e estudar, afazeres além da regência”, explica a professora Laura Sangiorato.

“Hoje, enfrentamos uma situação em que, por um lado, os professores querem estudar, procuram os cursos, mas, muitas vezes, esbarram na falta de tempo, não podendo sempre negociarem suas saídas da unidade. Assim, o cumprimento da lei, que é uma grande luta da categoria nos últimos anos, é primordial para garantir a formação continuada efetiva da rede”, avalia Cleiton Donizete Corrêa Tereza, coordenador do Centro Municipal de Referência do Professor.