Equipe da Saúde encerra 2017 com diversas ações educativas em escolas

SAÚDE NAS ESCOLAS

Foram cerca de 20 escolas visitadas e mais de mil estudantes atingidos pelas ações, em 2017

É desde pequeno que se aprende lições que serão úteis para a vida inteira. Partindo deste princípio, o setor de Educação Ambiental, que faz parte da Vigilância Ambiental, na Secretaria Municipal de Saúde, desenvolveu em 2017, diversas ações educativas, muitas delas pensadas para o ambiente escolar.

As atividades gratuitas falaram de assuntos importantes, que envolvem a saúde pública. Para conscientizar sobre a importância de combate do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zica e chikungunya, teve muita conversa com as crianças e a apresentação de larvas e do próprio Aedes, em vidrinhos que despertaram a curiosidade dos pequenos. “Eles perguntam tudo, querem saber se o mosquito ainda está vivo e é muito bom esse envolvimento. Todo mundo tem cachorro ou gato em casa e a gente orienta a trocar a água do bichinho com frequência e a sempre passar uma esponjinha para garantir a limpeza da vasilha. O retorno que nós temos depois das visitas é que as professoras ou os pais comentam que as crianças se tornam fiscais mesmo, desta e de outras situações que a gente coloca”, explicou Aretha Carneiro Corrêa, educadora ambiental.

Outra atividade desenvolvida nas escolas em 2017, foi a aula diferente sobre a posse responsável de animais. A iniciativa faz parte do projeto Melhor Amigo, que contempla uma série de ações que visam o cuidado permanente com os animais. No caso do trabalho feito com as crianças, a ideia é ensinar sobre as responsabilidades envolvidas na decisão de adotar um bichinho de estimação, de forma lúdica, com interação e a participação dos mascotes do CCZ, o Centro de Controle de Zoonoses. “É muito legal porque a gente percebe que as crianças absorvem e é um trabalho contínuo com resultados a médio e a longo prazo”, disse o médico veterinário Rogério Blasi, que também participa, juntamente com os agentes de endemias.

Este ano, foram cerca de 20 escolas visitadas e mais de mil estudantes atingidos. Com o encerramento do ano letivo, a equipe se prepara para novas atividades em 2018. As ações são da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação. As escolas, associações ou empresas interessadas em receber as atividades, tanto sobre dengue, como sobre posse responsável de animais podem entrar em contato pelo telefone 3697-5952, na Vigilância Ambiental, ou pelo 3697-5110, no setor de Projetos da Secretaria de Educação.

Além do trabalho realizado nas escolas, a Secretaria de Saúde também promove de forma contínua, blitz e mutirões educativos, com o apoio das Polícias Rodoviária Federal, Militar, Militar de Meio Ambiente e Tiro de Guerra.