Campanha de castração gratuita inscreve 170 cães e gatos

Número semanal de cadastros já foi atingido; serviço volta a receber inscrições na próxima segunda (18) na Secretaria de Saúde

Continua crescente a procura pela castração gratuita de cães e gatos oferecida pela Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância Ambiental. O serviço faz parte do programa Melhor Amigo, lançado durante as comemorações dos 145 anos de Poços.
A castração gratuita de cães e gatos é para animais a partir dos quatro meses de vida. Nesta segunda-feira (11), muita gente chegou cedo para fazer o cadastramento. Ao todo, 170 animais foram inscritos já superando o número semanal de 150 cadastros. Com isso, o cadastro será reaberto na próxima segunda, dia 18. “Esta foi uma forma que encontramos para organizar o trabalho, até porque as clínicas têm até três meses a partir da data do cadastro para realizar as cirurgias”, explicou Jorge Lago, coordenador da Vigilância Ambiental.
A vendedora Rosemeire Aparecida de Sousa foi garantir o cadastro da gata Elza. “Ela teve três filhotes. Já doamos dois e, agora, resta um. Depois que ela fizer a cirurgia, esta é uma preocupação que a gente não vai ter mais”, disse.
O prefeito Sérgio Azevedo esteve no cadastramento conversando com a população. “É muito bom ver que as pessoas abraçaram o projeto e estão participando, procurando pelo serviço”, comentou.
Criado com o objetivo de promover o controle da população de cães e gatos, o Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos de Poços de Caldas prevê a realização de esterilização cirúrgica de forma gratuita. O serviço será disponibilizado por meio de contratos com clínicas veterinárias e médicos veterinários credenciados. Após o cadastramento, a pessoa já sai com a guia de autorização para a cirurgia e o próximo passo é entrar em contato com a clínica indicada para fazer o agendamento. “Uma das principais preocupações nossas foi dar condições seguras para o pós-operatório. Como a Prefeitura não tem espaços adequados para isso, também por isso, o Castramóvel se mostrou inviável. Já as clínicas e os veterinários credenciados têm essa responsabilidade e essa condição de prestar o apoio no pós-operatório, caso seja necessário”, esclareceu Jorge. Após a cirurgia, os animais irão receber o microchip para a identificação.
O antigo Castramóvel foi transformado em veículo de transporte, para levar os cães do Abrigo de Animais, para a feira de adoção permanente, realizada aos domingos, no Espaço Animal, inaugurado no último dia 3, no Parque Municipal, também dentro do Programa Melhor Amigo. O veículo de transporte animal também será utilizado para levar os animais da zona rural, para a castração nas clínicas credenciadas. Haverá ainda um dia a ser definido, para cadastro dos animais na zona rural.
Clínicas conveniadas
São credenciadas as clínicas e/ou médicos: Associação de Amigos e Protetores dos Animais – Aapa (rua Jaçanã Musa dos Santos, 220, Conjunto Habitacional; tel.: 3713-5254), Clínica Veterinária Dr. Darcy (rua Canjarana, 240, Caio Junqueira; tel.: 3721-0260), Suelise Bravo Machado (rua Barão do Campo Místico, 793, centro; tel.:35 99916-3360).
Para fazer o cadastro, é necessário comparecer à Secretaria de Saúde, na Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental, com CPF, RG e comprovante de residência atualizado. O endereço é rua Pará, 284, centro (entrada pela rua Rio Grande do Sul). O atendimento é de segunda a quarta (ou até a realização de 150 cadastros semanais), das 9h às 12h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3697-5977.