Dezembro Vermelho tem ações em várias unidades de saúde

Teste rápido acusa em poucos minutos, se a pessoa já teve ou não, contato com o vírus HIV

As unidades básicas de saúde continuam se mobilizando para a realização de atividades especiais durante o Dezembro Vermelho, mês de conscientização e de prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis. As equipes estão passando por capacitação sobre o tema.
“Nossa capacitação foi realizada no último dia 8, para enfermeiros, técnicos, agentes de saúde e auxiliares administrativos, para que todos estejam envolvidos neste propósito de divulgar as atividades para a população, que falem do teste rápido, que é feito com privacidade, para que os pacientes se sintam à vontade para procurar o serviço”, informou a enfermeira da equipe Dom Bosco 1, Aline Della Testa. Na unidade, o Dia D, com atendimento de demanda espontânea para os testes rápidos, sem necessidade de agendamento, será na próxima sexta, 15. A unidade fica na Rua Paisandu, s/n.
Também na zona leste, a unidade Dom Bosco 2, durante toda a semana, nos períodos da manhã e da tarde, está sendo realizada orientação em sala de espera. “Aproveitamos este tempo que o paciente fica na unidade, aguardando a consulta médica e falamos sobre saúde, distribuímos preservativos masculinos e femininos e oferecemos os testes rápidos”, comentou a enfermeira Paloma Teixeira Salomão. A unidade Dom Bosco 2 fica na avenida Coronel Virgílio Silva, 2283.
Na unidade do Quisissana, na rua Geni Vilas Boas Tardeli, 50, o objetivo também é aumentar a procura espontânea, sem marcação. “Normalmente, fazemos os testes rápidos mais em gestantes ou pacientes com indicação médica e este mês estamos buscando envolver outros públicos que também tenham interesse”, disse a enfermeira Miriam dos Reis, que promoveu a atividade de educação continuada na unidade, no dia 1º.
A equipe do São José passou por capacitação no último dia 8 e durante o mês de dezembro tem atividades especiais todas as quartas-feiras. “Neste dia, na parte da manhã, sempre temos bastante público por conta das coletas laboratoriais. Estamos oferecendo atendimento individual em consultório para esclarecer dúvidas e fazer o teste”, contou a enfermeira Daniela Soares Bráz. A unidade fica na rua Professora Lourdes Mourão, s/n.
“Cada unidade é livre para definir a programação de ações especiais de acordo com cada campanha. A exemplo da participação intensa no Outubro Rosa e no Novembro Azul, as equipes estão se mobilizando, se dedicando e levando atendimentos diferenciados à população, também durante o Dezembro Vermelho”, avaliou Camila Bacelar, coordenadora da Atenção Básica.
Além do teste rápido de HIV, as unidades também oferecem os testes de sífilis e de hepatites B e C. Os testes rápidos são considerados testes de triagem, que indicam se a pessoa já teve ou não contato com determinados vírus. A confirmação do diagnóstico precisa ser feita por meio de outro exame, realizado no Programa Municipal DST/Aids, de segunda a sexta, das 8h às 17h, no prédio da secretaria de Saúde, na esquina das ruas Rio Grande do Sul com Pará.
O programa desenvolve ações de enfrentamento do HIV/Aids e de outras infecções sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de oferecer acompanhamento multidisciplinar e tratamento medicamentoso.