Secretário de saúde e vice-prefeito vão a BH cobrar construção do Hospital do Câncer

Flávio Faria e Carlos Mosconi estiveram na capital mineira na última quarta (6) para participar de comissão de saúde

Na manhã de quarta-feira (6), o secretário de Saúde, Carlos Mosconi, acompanhado do vice-prefeito Flávio Faria, estiveram na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, para participar da reunião da Comissão de Saúde.

O objetivo foi cobrar a retomada de convênios para a construção do Hospital do Câncer do Sul de Minas, em Poços de Caldas. “Houve uma reunião dos prefeitos do Sul de Minas com o então governador, Antônio Anastasia. Estas cidades definiram a construção de uma unidade de oncologia em Poços de Caldas, de interesse regional”, explicou Mosconi. Dois convênios firmados na gestão estadual anterior para a instalação do hospital, no valor total de R$ 10 milhões foram cancelados pelo governo atual, que está cobrando a devolução de parcela no valor de R$ 600 mil, liberada para elaboração de projeto e início das obras, em um terreno anexo à Santa Casa. “O hospital do câncer morreu mas nós vamos ressuscitá-lo, não vamos desistir disso de maneira nenhuma”, afirmou Mosconi.

Também fizeram parte da comitiva de Poços: Renata de Cássia Cassiano, superintendente da Santa Casa; Natália Mariano de Almeida Siqueira, arquiteta da Santa Casa; Vanessa Barzagli de Carvalho, coordenadora de Fomento à Agropecuária da Prefeitura de Poços; e os membros da Comissão Por Amor à Vida: Marcelo Paschoal Gil, Patrícia Fernandes Velho Gil, Terezinha Machado Bonfá, Luiz Elias e Francisco Rondinelli. A Comissão liderou um abaixo assinado que pede a construção do Hospital do Câncer em Poços. As cerca de 40 mil assinaturas foram entregues aos parlamentares.

Em oito anos, foram cinco projetos feitos, para atender as modificações exigidas pelo Governo do Estado, como a retirada da oncologia pediátrica do projeto da unidade, alegando que o serviço ficaria a cargo do município vizinho de Pouso Alegre. O mesmo aconteceu com o serviço de radioterapia, sob a alegação de que já haveria um prestador privado desse serviço em Poços.

“Sabemos que a saúde tem pressa, a saúde precisa ter uma atenção especial. Pedimos a Assembleia Legislativa que nos apoie, para cobrar junto ao Governo do Estado, a construção do Hospital Regional do Câncer em Poços de Caldas”, complementou o vice-prefeito Flávio Faria.

Mosconi fez um apelo sobre a dívida do Estado de Minas com o município. “O governo de Minas Gerais deve para a Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas, 16 milhões de reais. E deve como? Que dinheiro é esse? É o dinheiro da UPA, o dinheiro do Samu, o dinheiro do pronto-atendimento, o dinheiro da urgência e do extrapolamento do câncer, de procedimentos feitos, mais de cinco milhões em procedimentos feitos, realizados e que o Governo de Minas não nos paga. Como é que nós vamos poder sobreviver dessa maneira? O governo municipal tem sido extremamente solidário com a questão da saúde e não tem deixado faltar nada, apesar da dificuldade que nós estamos vivendo”, disse Mosconi.

O deputado Antônio Jorge, que era secretário de Estado de Saúde na época de realização dos convênios, defendeu a necessidade de formalização da situação. “Talvez, a nossa luta primeira hoje fosse restabelecer o convênio, porque a desculpa do governo de que não tem dinheiro, ele não pode usar para dizer que pelo menos não reconhece o mérito, a necessidade da rede e restabelecer o mecanismo formal, porque tendo o mecanismo formal, é questão de buscar a oportunidade, o fluxo de caixa”, disse.

O deputado Carlos Pimenta, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa e que solicitou a reunião, afirmou que a Comissão de Saúde se somará ao movimento da sociedade em defesa da unidade. “Precisamos sair da postura passiva para uma posição mais contundente em defesa da saúde”, afirmou, ao destacar que o cancelamento dos convênios foi feito de forma unilateral pelo Estado.

Ao final da reunião, foi aprovado requerimento da comissão solicitando ao governador Fernando Pimentel a reativação de convênios com o município de Poços de Caldas para a construção do hospital do câncer. Também assinaram o pedido os deputados Geraldo Pimenta e Wilson Batista.