Cadastro para Castração Animal é aberto com grande procura

Com a realização de 150 cadastros completados nesta terça, o cadastro será reaberto agora, na próxima segunda, 11

Foi aberto nesta segunda, 4, o cadastro para castração gratuita de cães e gatos, a partir dos quatro meses de vida. O atendimento de segunda a quarta, prevê o cadastro semanal de 150 animais. Diante da grande procura, este número foi alcançado nesta terça, 5. “É muito bom que vai ter menos animal abandonado na rua”, comemorou a berçarista Raimunda Joana Rodrigues, 43, que veio fazer o cadastro para operar os seis cachorros da família.
“Isso vai ajudar muito a gente, que cuida do animal e é bom para que outras pessoas tenham consciência dessa responsabilidade”, comentou a dona de casa Alexsandra Rodrigues, 44, que também veio fazer o cadastro para o cachorro de estimação dela.
Como já foi alcançado o número de 150 guias de cirurgia entregues, o cadastro será reaberto na próxima segunda, 11. “A população pode ficar tranquila, que o cadastro continuará sendo feito nas semanas seguintes. Esta foi uma forma que nós encontramos para organizar o trabalho. Nesta primeira etapa, serão 2.400 cirurgias gratuitas”, explicou Jorge Miguel Ferreira do Lago, coordenador da Vigilância Ambiental. Haverá ainda um dia a ser definido, para cadastro dos animais na zona rural.
Criado com o objetivo de promover o controle da população de cães e gatos, o Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos de Poços de Caldas prevê a realização de esterilização cirúrgica, de forma gratuita. O serviço será disponibilizado por meio de contratos com clínicas veterinárias e médicos veterinários credenciados. “A pessoa já sai daqui com a guia de autorização para a cirurgia e o próximo passo é ela entrar em contato com a clínica indicada para fazer o agendamento. A partir daí, as clínicas têm o prazo de três meses para a realização da cirurgia”, esclareceu Jorge. Após a cirurgia, os animais irão receber o microchip para a identificação.
São credenciadas as clínicas e/ou médicos: Associação de Amigos e Protetores dos Animais – Aapa. Rua Jaçana Musa dos Santos, nº 220, Conjunto Habitacional. Tel.: 35 3713 – 5254. Clínica Veterinária Dr. Darcy. Rua Canjarana. n° 240, Caio Junqueira. Tel.: 35 3721 – 0260. Suelise Bravo Machado. Rua Barão do Campo Místico, nº 793, Centro. Tel.:35 99916 – 3360.
Para fazer o cadastro, é necessário comparecer a Secretaria Municipal de Saúde – Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental, com CPF, RG e comprovante de residência atualizado. O endereço é Rua Pará, nº 284, Centro (entrada pela Rua Rio Grande do Sul). O atendimento é de segunda a quarta (ou até a realização de 150 cadastros semanais), das 9h às 12h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3697 – 5977.
O Programa de Castração Animal gratuita faz parte do Projeto Melhor Amigo, lançado no último domingo, 3, pelo prefeito Sérgio Azevedo, no Parque Municipal e que também inclui: a inauguração do Espaço Animal no Parque; a ampliação e melhorias no abrigo de animais, já em andamento; a feira de adoção aos domingos no Espaço Animal, com animais do abrigo; atividades que orientem sobre a guarda responsável, também já realizadas nas escolas; adaptação do antigo castra móvel como veículo de transporte animal, para levar cães para a feira de adoção e também animais da zona rural para a castração, pelo Programa Municipal; reforma e ampliação do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses, previstas para 2018, mediante licitação ainda a ser aberta, além da criação do Comvida – Conselho Municipal de Defesa e Valorização da Vida Animal. O programa Melhor Amigo tem ações elaboradas pela Secretaria de Saúde, em parceria com as Vigilâncias Ambiental e Sanitária, com a participação das Secretarias de Defesa Social, Esportes, Obras e Serviços Públicos.