Contra aids, Dezembro Vermelho começa com ação na rua Assis

DST/Aids e unidades de saúde oferecem testes rápidos gratuitos de HIV

Realização de testes rápidos, orientação sobre a prevenção e entrega de preservativos: as ações foram oferecidas na tarde da última sexta, 1º, no Dia Mundial de Luta contra a Aids, que abre o Dezembro Vermelho, mês de mobilização sobre a importância da prevenção da transmissão do vírus HIV.
Dezenas de pessoas foram atendidas na tenda armada em frente à Igreja Matriz, na rua Assis Figueiredo. “A gente estava passando, viu o atendimento e resolveu fazer o teste”, contou o perito criminal Maurício Gonçalves dos Santos. “Dezembro é o mês de combate à Aids. Outros municípios deveriam seguir este exemplo de Poços”, complementou a enfermeira Marangélica Amâncio Hermínio.
Na ocasião foram realizados 76 testes rápidos, com um resultado positivo. O teste rápido é considerado um exame de triagem. É fundamental que, havendo resultado positivo, a pessoa procure o serviço para a realização de outro exame para comprovação ou não do diagnóstico e início do tratamento, quando necessário.
“Estas ações fora do nosso local de atendimento são muito importantes porque divulgam o serviço. Estamos durante um mês de mobilização e convidamos as pessoas a irem até o Programa, se informarem, buscarem atendimento, orientação e tratamento”, explicou a enfermeira Dirce Tomoko, coordenadora do Programa Municipal DST/Aids.
Em Poços, segundo dados do programa, o número de casos diagnosticados teve queda. Este ano foram identificados 37 casos até novembro. Em 2016, foram 43 e, em 2015, 45 diagnósticos. Dos 37 casos registrados em 2017, 26 são considerados novos e 11 são pacientes que já vieram com diagnóstico de outros municípios. Do total, 30 casos são de homens e 7 de mulheres. Os dados confirmam a prevalência maior na faixa etária dos 21 aos 30 anos, a exemplo dos números de 2016 e de 2015, seguida da faixa etária dos 51 aos 60 anos.
O secretário de Saúde Carlos Mosconi e o adjunto Flávio Togni estiveram na rua Assis para acompanhar o trabalho de orientação e prevenção. “Em Poços, temos um serviço completo e de referência, inclusive, como exemplo para outros municípios. O Programa oferece equipe multidisciplinar, assistência e medicamentos para o tratamento. É fundamental que havendo dúvidas, as pessoas procurem o serviço, que é totalmente gratuito”, afirmou Mosconi.
Atualmente, 312 portadores do HIV fazem tratamento em Poços, com acompanhamento de infectologista, nutricionista, pediatra, psicólogo, assistente social, enfermeiros, auxiliar de enfermagem e dentista. O atendimento inclui orientação, aconselhamento e dispensação de medicamentos.
O DST/Aids atende de segunda a sexta, das 8h às 17h, no prédio da secretaria de Saúde, na esquina das ruas Rio Grande do Sul e Pará. O programa desenvolve ações de enfrentamento do HIV/Aids e de outras infecções sexualmente Transmissíveis (ISTs), como Sífilis e Hepatites B e C.
Além disso, as 37 UBSs – Unidades Básicas de Saúde de Poços, oferecem o teste rápido do HIV de forma permanente. Durante o Dezembro Vermelho, esta oferta será intensificada em todas as unidades.