Mutirão retira quatro caminhões de lixo do Parque Primavera

Ação aconteceu numa área de 6 km

Servidores das secretarias de Saúde e de Serviços Públicos enfrentaram a chuva insistente da manhã do último sábado, 2, para a realização de mais um mutirão de limpeza. Desta vez, os trabalhos se concentraram na estrada da Serra do Selado, no Parque Primavera, zona leste da cidade.
Entulho, garrafas vazias, sacos com lixo, sofás, móveis, aparelhos de TV e dezenas de pneus. O material foi recolhido numa área com mais de 6 km encheu três caçambas e um caminhão de lixo. Para tanto, foi necessário também o uso de uma pá carregadeira, para retirar a grande quantidade de entulho acumulada em alguns pontos da estrada.
A ação contou ainda com o apoio de funcionários da Liarth, empresa responsável pela coleta de lixo domiciliar. Paralelo ao mutirão, foi feito um trabalho de panfletagem e orientação nas casas, sobre as medidas para evitar a proliferação do Aedes aegypti e os cuidados com animais peçonhentos. “Sempre fazemos mutirões e o trabalho se intensifica agora, com o período de chuva. No último sábado tivemos 34 servidores da secretaria de Saúde, entre agentes de endemias e motoristas, empenhados no trabalho. Precisamos muito que a população se conscientize de que jogar lixo ou descartar qualquer coisa que seja em áreas indevidas coloca a saúde de todos em risco”, alertou Márcia Helena de Paula, supervisora geral da Vigilância Ambiental. Dez servidores, entre motoristas, ajudantes e coordenadores da Secretaria de Serviços Públicos, também participaram do mutirão.
O secretário de Saúde Carlos Mosconi e o secretário adjunto Flávio Togni estiveram na Serra do Selado, acompanhando o mutirão. “Quero parabenizar a todos que estiveram neste sábado, debaixo de chuva, se dedicando a um trabalho tão difícil, tão pesado e tão necessário, que é esse de limpeza da cidade, que visa a prevenção de doenças”, avaliou Mosconi.
O material recolhido vai para o Ecoponto, onde é feita a separação. O que é lixo vai para o aterro sanitário, o que pode ser reciclado é encaminhado às cooperativas conveniadas com a Prefeitura. O zelador da Regional Leste, Mário Benedito Pereira, lembrou que o cata-treco é um serviço disponível à população, para evitar o descarte indevido em outras áreas. “Somente na Regional Leste, atendemos a cerca de 250 chamados por mês. Recolhemos colchões, móveis, tábuas e aparelhos eletrônicos. O trabalho é para evitar o que encontramos na Serra do Selado neste sábado”, disse.
O serviço cata-treco, da secretaria de Serviços Públicos, pode ser solicitado de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, pelos telefones 3697-2073 (zona oeste e Centro), 3697-2188 (zona leste) e 3697-2319 (zona sul). O caminhão da coleta seletiva circula de segunda a sábado por todos os bairros da cidade. Nos números de agendamento do cata-treco, é possível se informar sobre o dia em que a coleta seletiva passa no seu bairro.
Combate à dengue
Os agentes visitam casas em quarteirões escolhidos por meio de sorteio, para verificar a existência de focos positivos do mosquito. O último dado do Liraa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Mosquito Aedes aegipty), da primeira semana de outubro, manteve Poços abaixo de 1% no índice de classificação do Ministério da Saúde, faixa considerada com baixo risco de epidemia. Para manter este resultado, a participação de todos é fundamental.
Além de fiscalizar a própria casa, de evitar pontos com água parada e de não jogar lixo em terrenos, a população também pode e deve denunciar situações deste tipo, pela Ouvidoria Municipal de Saúde, no 0800-283-0324, de segunda a sexta, das 8h às 17h, com ligação gratuita.