Você está em:

Ação alerta para importância de mais pessoas doarem sangue

hemominas 2

Fundação Hemocentro de Poços atende a doze hospitais da região

“É rápido e tranquilo. A gente tem que fazer alguma coisa pelo ser humano, nem que seja o pouco que podemos. Esta é a segunda vez que venho doar este ano”, disse José Maurício Ribeiro, construtor, 51. A necessidade é aumentar o número de pessoas com este pensamento e esta disposição, por isso, na manhã desta quinta, 30, uma ação realizada na Fundação Hemominas, mobilizou estudantes do curso de Enfermagem da Faculdade Pitágoras, para a importância da doação de sangue, aproveitando também que 25 de novembro é o Dia do Doador Voluntário de Sangue. “O projeto visa fazer com que o enfermeiro seja orientador de pessoas e multiplicador de ações, levando em conta sempre a importância destas ações sociais”, afirmou Bruna de Carvalho, professora.
 
“A gente já tem alguns projetos de extensão junto à Faculdade Pitágoras e um deles é a presença de cinco alunos dentro do hospital, para conscientizar as famílias e fazer esta busca. O trabalho também inclui a montagem de caravanas com doadores”, complementou Tallita Sagiorato Chiminazzo Franco, responsável técnica do Hospital Santa Lúcia.
 
A Hemominas em Poços abastece a 12 hospitais da região sul de Minas, mas o índice de reposição não passa de 15%. “Esse trabalho de captação para doador de reposição é muito importante, porque orienta a família no sentido de doar e de buscar pessoas que possam doar para repor esse sangue que foi utilizado e que também será necessário para outros pacientes”, explicou Maria Lauricéia Esteves Cardoso, captadora da Hemominas.
 
No posto em Poços, são recebidos de 1100 a 1200 doadores por mês. O ideal seria ter pelo menos 1400 doações mensais. Para doar é necessário ter e estar com boa saúde, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e não estar em jejum. Há ainda outras regras, como não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses e não ter sido submetido a exames de endoscopia ou broncoscopia nos últimos seis meses. A doação dura em média, 40 minutos. Homens podem doar a cada três meses e mulheres, a cada quatro meses. No caso dos homens, são retirados 450 ml de sangue e das mulheres, 410 ml, quantidades seguras e que não causam riscos ou fazem falta ao organismo de quem doa. Antes do procedimento, os doadores recebem orientações, passam por rápida testagem hematológica e recebem um lanche, disponibilizado também após a doação.
 
“A secretaria de Saúde é parceira destas ações de conscientização, porque a informação é fundamental para a prevenção e para mobilizações tão necessárias e tão importantes para diversos serviços, como o de captação de doadores de sangue”, afirmou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.
 
A Hemominas em Poços funciona de segunda a sexta, das 7h às 11h30. Quarta-feira também tem coleta das 16h às 20h. E sempre no primeiro sábado de cada mês, o local abre das 7h às 11h30. Mais informações podem ser obtidas pelo (35) 2101-9300. Já o agendamento da doação pode ser feito pelo 155, opção 8. A Fundação Hemominas em Poços, fica na Avenida José Remígio Prézia, 303.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social