Mesa redonda marca abertura da Semana da Consciência Negra em Poços

A programação segue até domingo com diversas atividades

Na noite da última quinta-feira, 16, aconteceu a abertura da Semana da Consciência Negra em Poços de Caldas, na Biblioteca Nilza Botelho Megale, localizada no interior do Museu Histórico e Geográfico, e contou com uma boa presença de público. A programação segue até domingo com diversas atividades.

Neste primeiro dia de atividades foi realizada uma mesa redonda que contou com a participação do professor Cleiton Donizete Correa Tereza e da ativista Thaís da Costa, representantes do Centro Cultural Afrobrasileiro Chico Rei. Nesta primeira noite os participantes puderam discutir sobre o tema proposto, que foi: “A escravidão como traço constituinte do Brasil” e debater sobre as várias vertentes da sociologia que explica o racismo dentro da formação do país. E também sobre a importância da valorização e das formas de disseminação da cultura.

Também estiveram presentes no evento a diretora da Autarquia Municipal de Ensino, Nanci de Moraes, e a presidente do Conselho Municipal da Igualdade Racial e Étnica de Poços de Caldas (Compiré), Maria Augusta Clementino e a representante do Tributo aos Orixás Ana Maria de Paula.

Nesta sexta, acontece no Museu Histórico e Geográfico a apresentação da pesquisa etnobotânica da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas com os pesquisadores Eric Arruda Williams, Rafael Konopczyk e Daniel Borges, a partir das 19h.

No sábado, 18, a partir das 19h, acontece na Praça Pedro Sanches, uma Homenagem a Zumbi dos Palmares. O evento esta sendo promovido através do projeto Zumbimba e contará com diversas apresentações, entre elas, a Dança Afro; Rodas de Mestres de Capoeira com entrega de Graduação do Grupo Beija-Flor (alunos do Projeto Zumbimba); Maracatu Congo de Ouro; Samba de Roda e Pagode; Família Reencontro com participação especial Thiago Oliveira; Banda Samba de Vinil e Bateria Vulcana (Instrumental), entre outros. O projeto Zumbimba é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura com patrocínio do Grupo DME, de produção da Pomar Cultural Produtora em conjunto com a Associação Candeias de Capoeira Poços de Caldas.

Já no domingo encerrando a programação, a praça do museu recebe um Tributo aos Orixás a partir das 16h. A semana conta com apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, do Museu Histórico e Geográfico e da Autarquia Municipal de Ensino (AME).