Poços é representada em Encontro da Associação Brasileira dos Registradores de Câncer

encontro RCBP

Poços é um dos 31 municípios brasileiros que fazem registro de câncer

Entre os dias 6 a 10 de novembro, foi realizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o 20º Encontro da Associação Brasileira dos Registradores de Câncer. A Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas, por meio da Vigilância Epidemiológica, foi representada. O município foi convidado por ser Registro de Câncer de Base Populacional, único no interior do Estado e o segundo de Minas, além de Belo Horizonte.
Como parte da programação do evento, foi realizado o Treinamento Avançado para o Sistema Informatizado para Registros de Câncer de Base Populacional. “Eu trouxe mais preparo sobre como qualificar melhor as informações, como cruzar os dados do Registro com os dados de mortalidade e tudo isso vai aprimorar ainda mais o trabalho que já é realizado”, explicou Juliana Loro Ferreira, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, que representou Poços na capital gaúcha.
No interior do Brasil, apenas São Paulo e Minas Gerais possuem municípios que fazem o RCBP – Registro de Câncer de Base Populacional. Já o RHC é o Registro de Câncer Hospitalar feito em uma unidade específica de atendimento. Em Poços, já são RHC, a Unacon, a Clínica Memorial e o Hospital da Unimed. Os dados do RHC avaliam a qualidade da assistência prestada em determinada unidade enquanto que os resultados do RCBP mostram a incidência de câncer na população e o impacto da doença neste público. Os dados coletados nos municípios compõem a base gerada pelo INCA, o Instituto Nacional de Câncer. Em todo o Brasil, são 31 municípios com registros. “Para este Encontro que é bianual, sempre são convidados os municípios que são registros de câncer, exatamente para trocar experiências e ter contato com outras realidades. Foi um evento riquíssimo, com muito aprendizado que vai agregar muito ao que desenvolvemos em Poços, desde 2009”, avaliou Juliana.
Entre o que foi debatido no Encontro, alguns dados são alarmantes. Vinte milhões de pessoas no mundo têm câncer e, por ano, 190 mil morrem, vítimas da doença. No Brasil, a estimativa é a de que 600 mil novos casos sejam registrados, por ano e 60% dos pacientes recebam o diagnóstico com a doença já em estágio avançado. “Estas informações associadas às estatísticas locais, permitem a adoção de estratégias que podem ser mais eficazes no tratamento destes pacientes, mas também na prevenção”, complementou Juliana.
“Temos uma equipe que executa este trabalho em Poços e que por meio dele, está completando um banco de dados riquíssimo, com informações que representam subsídios importantíssimos para a tomada de decisões, para ações de prevenção e para políticas públicas de saúde”, finalizou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.