Prefeito anuncia construção de duas novas usinas

Foto 2

Evento aconteceu na sede da DME nesta quinta-feira (16)

O prefeito Sérgio Azevedo anunciou na manhã desta quinta-feira, 16, o plano de investimento para as empresas DME e a construção de duas novas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) em Poços. O anúncio foi feito na sede da DME e contou com a presença do vice-prefeito Flavio Faria e do presidente do Conselho de Administração da DME, Cícero Machado de Moraes, além de outras autoridades locais.

De acordo com Sérgio, “o plano de investimentos vem de encontro com a necessidade de fazer com que o DME volte a crescer e prosperar, pois desde 2002 o departamento não realizou novos investimentos”. Sérgio ressaltou ainda que não será mais permitida a retirada de dinheiro para cobrir déficits da Prefeitura, como feito na gestão passada, que resultou na retirada de R$ 300 milhões do departamento.

Ainda de acordo com o prefeito, serão duas Pequenas Centrais Hidrelétricas, a PCH Marambaia que tem um investimento de 67 milhões e com previsão de inicio para junho de 2019. E a PCH Boa Vista cujo valor orçando é de R$ 137 milhões, com previsão de início das obras para outubro de 2020. Ele lembrou que as obras tem por objetivo a longo prazo, de ampliar os negócios do DME e poder investir na geração de energia elétrica, sobretudo a partir de fontes renováveis. A previsão é de que as obras sejam concluídas até 2023.

PCH Marambaia:

A PCH Marambaia, contará 8,5 MW de potência instalada. O aproveitamento está localizado no Rio Pardo, na divisa de Poços de Caldas com Bandeira do Sul, no local denominado “Cachoeira da Marambaia”, distante 20 km de Poços de Caldas. O processo de licenciamento ambiental já foi contratado pelo DME e, após a sua aprovação pelos órgãos competentes, será elaborado o projeto executivo para início das obras. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), através do despacho nº 718 de 14 de março de 2017, autorizou a DME a dar prosseguimento aos estudos ambientais junto aos órgãos competentes para obtenção das referidas licenças e Declaração de Reserva de Disponibilidade Hídrica (DRS).

PCH Boa Vista:

A PCH Boa Vista contará com 16 MW de potência instalada. O aproveitamento também está localizado no Rio Pardo, na divisa de Poços de Caldas com Botelhos distante 28 km de Poços de Caldas. Como no caso da PCH Marambaia, o processo de licenciamento ambiental já foi iniciado. A Aneel, através do despacho nº 735 de 15 de março de 2017, autorizou a DME Energética a dar prosseguimento aos estudos ambientais junto aos órgãos competentes para obtenção das referidas licenças e Declaração de Reserva de Disponibilidade Hídrica (DRS).