Materno Infantil forma mais 250 crianças

Materno Infantil (9)
“Aprendi muita coisa, foi muito bom, com um acompanhamento médico ótimo. Conheci o Programa na minha terceira gravidez e mesmo já tendo experiência, fez toda diferença pra mim”, as palavras são da dona de casa Divina Aparecida Silva Oliveira, 43, mãe da pequena Ana Júlia, de 1 ano e 4 meses, uma das 250 crianças ´formadas´ pelo Programa Materno Infantil, em 2017.

Em Poços, há mais de 30 anos, o Programa Municipal Materno Infantil tem equipe multiprofissional que oferece um ciclo de seis palestras, considerados encontros informativos, durante a gestação. Entre os temas abordados com as futuras mamães, estão: motivação, saúde bucal, tipos de parto, amamentação, o que levar para a maternidade no tão esperado dia e os cuidados com o recém-nascido. Para participar é fundamental comprovar a realização do pré-natal durante toda a gestação, por meio da apresentação da carteirinha de gestante. Os bebês das mães que frequentam todo o ciclo, podem permanecer no Programa, com acompanhamento de nutricionista e pediatra, no primeiro ano de vida. São consultas mensais nos primeiros seis meses e bimestrais, do sétimo ao décimo segundo mês. Ao final do período, eles fazem exames laboratoriais, recebem alta e passam a ser acompanhados nas Unidades Básicas de Saúde.
250 crianças foram convidadas para comemorar essa alta junto com a família, na tarde desta terça, 14. A cerimônia de entrega dos diplomas foi realizada no Espaço Cultural da Urca, com direito a bolo. “É fundamental na vida da criança, que desde os primeiros momentos, ela possa viver de forma positiva, com condições para crescer e se desenvolver. O Programa Materno Infantil oferece isso em Poços”, disse o secretário de Saúde, Carlos Mosconi, que fez a entrega de diplomas, junto com o secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.
O prefeito Sérgio Azevedo, participou da cerimônia, acompanhado da primeira dama, Gisele Azevedo. “É um programa muito importante, com uma história de realizações muito bonita e com certeza temos aqui, mães que já foram crianças do Materno Infantil”, disse o prefeito que teve as palavras confirmadas pela história da engenheira Fernanda de Carvalho Pereira, de 29 anos. A mãe dela recebeu o acompanhamento do Materno. Fernanda repetiu a trajetória e hoje foi até a Urca para a formatura da filha, Yasmim. O pequeno Yam, de 4 meses, segundo filho dela, também se forma no Materno em 2018. “É excelente. Tem as orientações, o acompanhamento, além de todo o carinho que a equipe tem com a gente no Programa. Isso tudo é muito importante”.
Os diplomas também foram entregues pela coordenadora do Programa Materno Infantil, Daiana Clélia de Carvalho Morais e pela nutricionista do serviço, Ana Elisa Stano Casalinho.
A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) como politica mundial de saúde pública é que os bebês devam ser amamentados exclusivamente com leite materno nos primeiros seis meses de vida. 80% das crianças atendidas no Programa Municipal, são amamentadas até depois de completar o primeiro ano de vida. O Programa Materno Infantil funciona na Rua Araguaia, 68, Jardim dos Estados. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h.