UPA ganha Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar

Autoridades e servidores da Saúde participaram de cerimônia de abertura dos trabalhos nesta terça, 14

Na manhã desta terça, 14, na UPA, Unidade de Pronto Atendimento do bairro José Carlos, foi realizada solenidade para implantação do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar. “A equipe toda está de parabéns. São atitudes simples, que atendem o que a população quer. Parabéns a todos os funcionários da UPA e parabéns a equipe que agora se integra à UPA, neste trabalho”, disse o prefeito Sérgio Azevedo.
“Hoje chegamos ao resultado que é fruto de um trabalho de dois meses, de estudos, de planejamento, até a implantação que traz um ganho muito grande para o município, com informações que vão possibilitar a tomada de decisões de forma mais rápida. Nosso próximo passo é capacitar os funcionários da UPA e também das unidades básicas de saúde, para que todos conheçam o Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar e possam nos auxiliar neste trabalho. Iniciamos o Núcleo já em alerta para as arboviroses: dengue, zica e chikungunya”, explicou Juliana Loro Ferreira, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.
Com a introdução de protocolos, haverá a padronização das ações para doenças de notificação compulsória, por meio dos POPS – Procedimentos Operacionais Padrão. O Núcleo em Poços começa a atuar durante o período de enfrentamento do Aedes.
A implantação do Núcleo prevê a presença permanente de um profissional da Vigilância Epidemiológica dentro da UPA, para avaliar todos os casos atendidos na unidade, qualificar as notificações e fazer busca junto a prontuários.”Com base nestes dados, em breve, poderemos traçar o perfil epidemiológico da cidade e dos pacientes atendidos na UPA”, disse Leandra Rossi Suedt, técnica em patologia clínica e uma das responsáveis por este trabalho. Além da Vigilância Epidemiológica, o Núcleo tem ainda o apoio da Divisão Farmacêutica do município.
“O Núcleo agrega, porque vai fazer uma vigilância in loco de possíveis surtos e epidemias que possam ocorrer. Este trabalho de centralização de informação permite análise dos prontuários e identificação de situações que precisem de mais atenção”, avaliou Ed Wilson, diretor da UPA.
“A partir de agora, passamos a ter um hall de informações valiosas, de dados precisos, para trabalhar inclusive, o planejamento da saúde. Isso envolve uma mobilização muito grande e muito especial de toda equipe e eu estou muito satisfeito em estar aqui hoje”, afirmou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.
O vereador Álvaro Cagnani esteve presente, representando o Legislativo. “Eu recebo muitos elogios da UPA, do bom atendimento e agora, com esse núcleo, é um trabalho avançado que só vem a somar”.
Também participaram da solenidade de implantação do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar da UPA, o secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva; a responsável técnica de assistência farmacêutica, Yula Merola; demais servidores da saúde e da UPA.