Assumida pelo Dmae ETE-1 chega a 95% de obra concluída

ETE1 flávio menezes 002

Com a conclusão da ETE-1, Poços de Caldas vai coletar 100% e tratar cerca de 60% do esgoto produzido na cidade, inclusive da zona rural

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE-1), no bairro Córrego D’antas, na zona rural está com 95% das obras civis concluídas. Os trabalhos estão sob a responsabilidade do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), desde maio deste ano, quando foi rompido o contrato com a empreiteira responsável pelos serviços.

Em visita a ETE-1, na manhã desta terça-feira (14), acompanhado do vice-prefeito, Flávio Faria, o diretor do Dmae, Antonio Menezes, informou que o projeto está orçado em R$ 12 milhões, com valores financiados pela Caixa Econômica e contrapartida do Dmae, de 45% do total. “Falta, agora, a compra de equipamentos específicos, que será feita por licitação, e têm o valor orçado em R$ 2 milhões.

Poços de Caldas já coleta 100% do esgoto produzido na cidade, inclusive da zona rural. Com a conclusão da ETE-1 também serão tratados 100% do esgoto do município.  Atualmente, cerca de 30% do esgoto já é tratado e coletado pela ETE-3, da Rodovia do Contorno.

A expectativas é que a obra estará concluída no final de 2018.

A área externa da ETE 1 já teve o projeto de iluminação executado. A próxima fase será dedicada a urbanização externa, com a construção das áreas de circulação de pessoas e veículos e definição do projeto paisagístico.

Já foram plantadas 2.500 árvores, formando uma cortina natural, que têm a função de auxiliar na contenção do odor. Menezes diz que a eliminação do mau cheiro, produzido pelos gases do esgoto, é também preocupação do prefeito, Sérgio Azevedo, e do vice, Flávio. Segundo o diretor, estão sendo analisadas várias alternativas tecnológicas, visando encontrar o melhor sistema para resolver a situação.

Benefícios

O diretor do Dmae, Antonio Menezes, avalia que Poços passará a integrar o seleto grupo dos 15% de municípios brasileiros, que tratam altos níveis percentuais de esgoto. Para ele, A ETE 1 é a maior obra atualmente, seja na questão de investimento financeiro, como também em meio ambiente. “Com isso, estamos resolvendo, ainda, um passivo ambiental de muitos anos, que temos com outras comunidades vizinhas”, lembrou.