Central de Abastecimento Farmacêutico é inaugurada no Almoxarifado Central

CAF interna

Local conta com geladeiras e ar condicionado para manter a qualidade dos medicamentos

O Almoxarifado Municipal no Country Club, que já abrigava o Arquivo Municipal, o Promae – Programa Municipal de Alimentação Escolar e o Almoxarifado da Saúde, agora também é a sede da Central de Abastecimento Farmacêutico, inaugurada na tarde desta segunda, 13.  O espaço onde está a Central, passou por reforma que incluiu colocação de forro, instalação de ar-condicionado e de câmaras frias, estrutura necessária para a conservação dos medicamentos. “Agora temos a possibilidade de manter a temperatura do espaço, controlada entre 20 e 22 graus, acompanhada pela indicação de termômetros digitais. Estes cuidados garantem a eficácia dos medicamentos que chegam ao paciente, nas condições adequadas para o uso”, explicou Yula Merola, responsável técnica de assistência farmacêutica.

“Facilitou e organizou o trabalho, porque centralizou a logística de distribuição, sem dificuldades de estacionamento, inclusive”, complementou Hélio Pereira, responsável pela Central de Abastecimento Farmacêutico.

Antes da mudança, os medicamentos ficavam em uma área alugada, na Avenida Francisco Salles. Segundo a secretária de Administração e Gestão de Pessoas, Ana Alice de Souza, “é mais uma economia para os cofres públicos que representa também mais interação entre os servidores. Isso comprova a prática de um pedido feito pelo prefeito, que é o trabalho em equipe”.

O secretário de Saúde Carlos Mosconi lembrou as dificuldades em manter a assistência farmacêutica em funcionamento. “Estamos cumprindo nossa obrigação e cumprindo a obrigação do Estado de Minas Gerais, que deve 16 milhões à saúde de Poços e destes, três milhões são em medicamentos. Temos que render nosso reconhecimento aos nossos servidores que se esforçam para prestar os melhores serviços”.

O vice-presidente da Câmara, vereador Lucas Arruda, participou da solenidade, representando o Legislativo. “Estamos aqui, diante de mais um bom exemplo do que é otimizar, fazer mais com menos e trazer resultados para o cidadão”.
O prefeito Sérgio Azevedo informou que pretende outras medidas que visem a otimização. “São ações simples, como reorganização e informatização, que fazem uma gestão mais eficiente, melhor para trabalhar e que atende melhor a população. Vamos transformar nossa cidade e este é só o começo”.

Inaugurado em 1987, o Almoxarifado Central já passou por quatro obras de reforma, ampliação e readequação. Nesta última, o espaço foi reorganizado internamente, de forma a otimizar o espaço e a rotina de trabalho. O Almoxarifado Central é subordinado às secretarias de Administração, Educação e Saúde e conta com 34 servidores. “Eu sozinho não faço nada, então tenho muito a agradecer ao prefeito, aos secretários e a nossa equipe, por tudo o que temos feito”, disse José Leite de Morais, coordenador da Divisão de Almoxarifado Central.

Também participaram da solenidade de inauguração da Central de Abastecimento Farmacêutico, o secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva; o secretário de Governo e Comunicação Social, Celso Donato; a secretária de Educação, Flávia Vivaldi; o secretário de Projetos e Obras Públicas, Luís Cortezano; o secretário de Serviços Públicos, Thiago Biagioni; o secretário de Controle Interno, Rogério de Oliveira Moisés, além de servidores municipais.

CAF 2

Autoridades e servidores prestigiaram inauguração