Terminal de Linhas Urbanas recebe campanha de prevenção contra a Sífilis neste sábado

Na semana passada, foram realizados 80 testes rápidos, durante ação na Praça dos Macacos

No próximo sábado, 21, quem passar pelo Terminal de Linhas Urbanas, no centro de Poços. das 8h30 às 13h, poderá tirar dúvidas, pegar panfletos, preservativos femininos e masculinos, além de fazer o Teste Rápido de Sífilis, com resultado em poucos minutos. As atividades fazem parte do Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, instituído este ano por lei, como sendo o terceiro sábado de Outubro. A ação será feita pelo  Programa Municipal DST/AIDS.
Na semana passada, uma ação semelhante foi realizada na Praça Dom Pedro II, a Praça dos Macacos. “Fizemos cerca de 80 testes rápidos e diagnosticamos três novos casos, orientamos estas pessoas a procurar o serviço para novos exames e se necessário, o início do tratamento que é medicamentoso e disponível pelo SUS. Este trabalho é muito importante porque divulga o serviço à população, além de falar sobre saúde”, avaliou a enfermeira Dirce Tomoko Hara Soares, coordenadora do Programa Municipal DST/AIDS.
A Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível, principalmente por relações sexuais sem preservativo, mas também por transfusão de sangue ou contato direto com sangue contaminado. O Programa Municipal registrou um aumento considerável no número de casos. Em Poços, em 2015 foram diagnosticados 44 casos; em 2016, 54; e este ano já são 94 novos casos. Pelos dados é possível afirmar que no município, a infecção atinge mais os homens, especialmente na faixa etária dos 21 aos 30 anos. Sem tratamento, pode causar lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares, neurológicas e até a morte. No caso da sífilis congênita, o contágio é por  via vertical da gestante para o filho e pode causar má formação no feto. Os efeitos incluem alterações ósseas, surdez neurológica, dificuldades no aprendizado e retardo mental. “É uma doença séria, silenciosa mas que tem cura, por isso é tão importante fazer o teste para verificar se a pessoa já entrou em contato com o vírus. Sendo resultado positivo, outro exame é feito para comprovação do diagnóstico”, explicou Dirce.
Quem tiver interesse no serviço mas não puder ir ao Terminal neste sábado, deve procurar o Programa Municipal DST/AIDS, que atende de segunda a sexta, das 8h às 17h, no prédio da secretaria de Saúde, na esquina das Ruas Rio Grande do Sul com Pará. As 36 UBSs – Unidades Básicas de Saúde também fazem o teste rápido.