Você está em:

Médicos de múltiplas especialidades integram a rede pública de Poços

SAMU-atendimento-020

Samu possui médicos intensivistas que atendem a população de Poços

 
Na UPA, no Hospital Margarita Morales, no SAMU, nas Unidades Básicas de Saúde, na Estratégia de Saúde da Família, nos Núcleos de Especialidades, nos Centros de Atenção Psicossocial, no Serviço de Atendimento Domiciliar, no Consultório na Rua, nos Programas e nos hospitais de referência: em todos estes pontos de atendimento e de serviços, dezenas de médicos de inúmeras especialidades compõe as equipes, que trabalham com a prevenção, o tratamento e a cura. Entre as áreas, podemos citar: alergia, anestesia, cardiologia, cirurgia, infectologia, dermatologia, nefrologia, otorrinolaringologia, proctologia, mastologia, neurologia, ortopedia, psiquiatria, pediatria, reumatologia, entre outras.
 
Aproveitando esta data, 18 de Outubro, quando é comemorado o Dia do Médico, trazemos alguns relatos de profissionais que têm o objetivo de representar a classe que atua na saúde pública de Poços.
 
O generalista, Dr. Eduardo Ferreira da Silva, está desde maio na Estratégia de Saúde da Família, na equipe do Esperança I. “Sempre gostei da saúde pública e aqui em Poços de Caldas existe uma rede muito bem estruturada, que nos dá muito apoio. O contato com a população é ótimo, tive uma recepção muito boa, tenho conseguido fazer meu trabalho de forma bem adequada. Os pacientes aderem aos tratamentos, isso também é muito bom”.
 
Com 32 anos de profissão, sendo oito na rede pública, especialista em Saúde da Família e Clínica Médica, a Dra. Marta Ferreira atende na unidade básica do Santa Ângela. Ela conta que nestes anos viu a Estratégia de Saúde da Família vencer barreiras e ganhar o respeito da população. “A gente ainda enfrenta a resistência de algumas pessoas em ir ao posto de saúde perto de casa. Mas ao mesmo tempo, muitas pessoas já enxergam na saúde da família, um porto seguro, um apoio e isso é muito gratificante. A gente tem como finalidade não só tratar doenças, mas reforçar a prevenção e a promoção de saúde e essa parceria da população é fundamental, é necessária para o nosso trabalho”.
 
Desde 2006, o médico intensivista e atualmente, diretor da UPA, Dr. Ed Wilson ingressou no serviço público com a implantação do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. “Vi crianças nascerem e chorarem nos braços de suas mães em casa ou na ambulância, também vi mães chorarem por seus bebês que faleceram em seus braços em acidentes ou por não estarem desenvolvidos ao nascerem. Vi filhos comemorarem a recuperação de seus pais ou avós por causa de agravos ou por acidentes, mas vi muitos filhos chorarem também. Conheci pessoas dispostas a ajudar e a se dedicarem ao máximo pelo próximo. Aprendi a chorar sozinho pois havia uma equipe que esperava minhas determinações para agir, como em Bandeira do Sul e seu Carnaval trágico. Descobri que o reconhecimento é feito de palavras simples, como ‘muito obrigado’, ‘ Deus te pague’ ou ‘não tenho como agradecer’, palavras que enaltecem a alma e carregam de energia o coração. Nestes 11 anos como médico da Rede de Saúde somente tenho a agradecer por poder fazer parte da vida de algumas pessoas, pois a elas devo meu crescimento como profissional, homem e pai”.
 
O reumatologista, doutor em Hidrologia Médica, Marcos Untura Filho, é um dos médicos há mais tempo em exercício no serviço público de saúde de Poços. São 30 anos de trabalho, com um diferencial singular: o uso dos banhos termais para a reabilitação de pacientes, desde a década de 1980. “Foi quando o Doutor Carlos Mosconi foi o presidente do INPS (Instituto Nacional de Previdência Social), foi ele quem fez esta transição do INPS, do INAMPS (Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social) para o Sistema Único de Saúde, então nós aqui em Poços fomos as primeiras Thermas do país a ter um convênio direto com o antigo INAMPS e naquela época enquanto esse contrato durou, mais ou menos, três mil pacientes tratados. Mas os pacientes do SUS sempre tiveram as portas abertas dos balneários da cidade, seja porque o município sempre deu essa abertura, seja em cumprimento do Estatuto do Idoso. A minha trajetória no SUS tem sido muito boa, apesar das dificuldades, é cada vez mais gratificante”, finalizou, Dr. Untura Filho.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social