Equipe da Saúde leva campanha sobre posse responsável de animais a mais quatro escolas

gatinhos para adoção

Crianças são orientadas sobre as responsabilidades ao se adotar um animalzinho

Crianças das Escola de Educação Infantil Cirandinha; do Programa Municipal da Juventude Centro Social Urbano; da Escola Municipal Maria Ovídia Junqueira e da Escola Municipal Raphael Sanches, na Fazenda Boa Vista, terão uma aula diferente esta semana. Elas vão receber a visita da equipe da Vigilância Ambiental, para falar sobre um assunto sério: a posse responsável de animais. “Começamos este trabalho no final de setembro e a aceitação tem sido muito boa. As crianças participam, se divertem e levam para casa uma mensagem importante sobre a posse responsável de animais. Muita gente quer ter um gatinho ou um cachorrinho mas depois, desiste e até abandona o animal. A gente mostra para a criança que ter um bichinho de estimação é uma responsabilidade, que ele vai sentir fome, frio, que precisa de carinho, precisa ser levado ao veterinário. É um compromisso assumido, que deve ser cumprido até o fim da vida do animal”, explicou Aretha Carneiro Corrêa, educadora ambiental. Além dela, participam do trabalho nas escolas: o veterinário Rogério Blasi e agentes de endemias, todos profissionais da Vigilância Ambiental, órgão que faz parte da Secretaria Municipal de Saúde.

O projeto é voltado para crianças de 6 a 10 anos de idade, estudantes do Ensino Fundamental. A aula inclui a interação com os mascotes da Vigilância Ambiental e a distribuição de um folder explicativo, com orientações.

A ação, parceria da Secretaria de Educação com a Secretaria de Saúde, está aberta à escolas públicas, particulares, associações e empresas. “Nosso objetivo é diminuir o abandono de animais e levar esta informação ao maior número possível de lugares, por isso podemos adaptar a mensagem para o público adulto também”, finalizou Aretha.

Para agendar a visita do projeto de posse responsável de animais, é necessário entrar em contato pelo telefone 3697-5952, na Vigilância Ambiental, ou pelo 3697-5110, no setor de Projetos da Secretaria de Educação.