"O Violão do Brasil” realiza apresentação no Museu Histórico e Geográfico neste sábado

Em sua segunda temporada, projeto retorna ao museu neste sábado (21)

Neste sábado (21), às 15h, no Museu Histórico e Geográfico acontece a apresentação do projeto “O Violão do Brasil”, com o músico poços-caldense André Batiston. O evento é gratuito e aberto à toda população.

Na apresentação deste sábado, André, apresentará um repertório variado, que contempla obras de músicos de diferentes períodos, desde o início do século XX até a contemporaneidade. Por meio do projeto, o musico busca resgatar a história de um dos instrumentos mais característicos da cultura do país.

Para André, a música brasileira é quase sinônimo de violão, “o instrumento mais popular de nossa cultura. Por isto, O Violão do Brasil se propõe a representar os grandes personagens de sua história e a importante contribuição que deixam para a formação de uma identidade musical no país”, destaca.

Esta é a segunda edição do projeto, que em 2016 realizou dez apresentações. Este ano, as apresentações tiveram inicio em abril e já aconteceram no Café Concerto, compondo a programação da Virada à Mineira, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas, também no Instituto Moreira Salles (Casa da Cultura), Praça Pedro Sanches e, agora, Museu Histórico e Geográfico. As apresentações acontecem até dezembro.

O projeto tem patrocínio do Departamento Municipal de Eletricidade (DME) e apoios da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, por meio das Secretarias Municipais de Cultura e de Turismo, do Conservatório Musical Antônio Ferrúcio Viviani, Museu Histórico e Geográfico e do Instituto Moreira Salles.

André Batiston – Natural de Poços de Caldas, é bacharel em Música Popular e licenciado em Artes/Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestrando em Música pela mesma universidade. Com a Camerata de Violões de Campinas, venceu o 11º Concurso Internacional de Guitarras Raul Sánchez Clagett, no Uruguai, na categoria Ensamble de Guitarras. Participa ainda de projetos como a banda Ali na Esquina, com a qual gravou e lançou um álbum em 2014, e o duo Sá Mineira, com um trabalho voltado para a música instrumental brasileira. Atualmente, reside em Poços de Caldas, onde desenvolve trabalhos como compositor, arranjador e professor de violão no Conservatório Musical Antônio Ferrúcio Viviani.

Violão_do_Brasil_Museu_21_10_17(1)