Ações do Outubro Rosa levam conscientização a mais quatro Unidades Básicas de Saúde

image (3)

Trabalho visa alertar sobre a importância do autoexame

Toda mulher entre 50 e 69 anos deve fazer uma mamografia a cada dois anos. Toda mulher que tem ou já teve atividade sexual e que possui entre 25 e 64 anos de idade deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima para a coleta do exame preventivo. Para meninas entre 9 e 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, está disponível a vacina contra o HPV, principal responsável pelo câncer do colo do útero. Divulgar estas informações e alertar para a importância da prevenção, são os objetivos do Outubro Rosa, movimento mundial que a cada ano, ganha mais força.
Em Poços, um calendário especial organizado pela Prefeitura em parceria com o Servas/Poços (Serviço Voluntário de Assistência Social), Fundação Laço Rosa e União Rosa, tem ações em diferentes pontos da cidade. As Unidades Básicas de Saúde têm o Dia D, com diversas atividades. Na manhã desta terça, 10, o Dia D foi no Nova Aurora. A ação começou com a demonstração da agente comunitária de saúde, Mônica Canto Ribeiro, sobre a realização do autoexame. “É preciso fazer (o autoexame) todo mês, com muito cuidado, com muita atenção. Se encontrar algo diferente do normal ou até em caso de dúvidas, nós aqui da unidade estamos à disposição para ajudar, para esclarecer, é só procurar a gente”, informou.
Uma prótese de silicone, um modelo didático para autoexame das mamas, circulou entre as pacientes, para o exercício do toque. Dividida em quatro partes, a peça reproduz alterações que podem ser encontradas nas mamas e que merecem atenção. “Não tenho nenhum caso na minha família, é importante pra gente entender melhor”, disse a dona de casa Manuelina Alves Bueno, de 68 anos.
Após conversa com a equipe de saúde, sorteio de brindes e alongamento, teve ainda massagem e escalda pés, oferecidos por estudantes do curso de Estética e Cosmética da Unifenas. “A gente tem aquela vergonha, não tá acostumada a olhar o próprio corpo. Aprendi que o toque, o conhecer pode fazer toda a diferença”, revelou a aposentada Cleusa Aparecida Marques, de 64 anos.
A primeira dama e presidente do Servas, Gisele Azevedo, tem acompanhado as ações desenvolvidas ao longo do mês. “Está sendo maravilhoso poder participar, poder ajudar e falar de um assunto tão importante”.

Atividades nas UBSs
Nas Unidades Básicas de Saúde, as atividades do Outubro Rosa começaram no São Jorge e na sequência foram realizadas nos bairros: Santa Ângela, Quisisana, Centro, Itamaraty, Maria Imaculada, São José, Parque Pinheiros, Regional Leste, Vila Nova, além do Nova Aurora. “É muito produtivo porque cada uma destas pacientes presentes nas nossas ações se torna multiplicadora, levando essa informação para a família, para as amigas, para as vizinhas. Mais uma vez registro o empenho das nossas equipes de saúde em promover momentos tão ricos e tão importantes para a comunidade”, avaliou a coordenadora da Atenção Básica, Camila Bacelar.
Durante o mês, o preventivo de câncer de colo de útero será feito com livre demanda. Já as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, poderão se dirigir às unidades de saúde dos bairros, passar pelo médico e agendar a mamografia de rastreamento, que será realizada no mês de outubro.
Outros eventos em diferentes pontos da cidade, promovidos por entidades parceiras, vão oferecer: palestras, mutirão de corte de cabelo para doação, panfletagem, além de ações voltadas para pacientes em tratamento na Unacon – Unidade de Alta Complexidade em Oncologia. Nesta quarta, 11, às 17h, na Câmara Municipal, a idealizadora do movimento União Rosa, Cláudia Rocha, apresentará as ações desenvolvidas no município. No mesmo dia também será aberta a exposição “Vivência”, do fotógrafo Bruno Alves, com imagens que revelam a beleza de pacientes em tratamento oncológico. Na próxima semana, a programação continua nas unidades básicas de saúde: Bortolan, Santo André, Dom Bosco I e II, Country Club, Vila Menezes, Santa Rosália, Santa Augusta e Kennedy I. As ações vão até o dia 30 de outubro.

Confira o calendário, divulgue e participe!
17h- Câmara Municipal
Apresentação Projeto União Rosa e Exposição de Fotos “Vivência”

19h- Shopping Poços de Caldas
União Rosa
Apresentação de Coral SESC e exposição de fotos “Encontro de Olhares”

8h às 12h Itaú Assis
Ação Pela Vida: Todos Juntos Contra o Câncer de Mama

16h – Casa da Cultura
Palestra Todos juntos contra o Câncer de Mama

9h ESF Bortolan
14h- ESF Santo André

9h- ESF Dom Bosco I
14h- UBS Country Club

9h- ESF Vila Menezes
14h- ESF Santa Rosália

9H – ESF Santa Augusta
14h- ESF Dom Bosco II

12h às 18h – Itaú Assis
Panfletagem “Prevenção em Ação”
14h- ESF Kennedy I

Senac
Corte Solidário
#Fortalizese

12h às 18h – Shopping Poços de caldas
Mutirão Corte de Cabelo Rapunzel Solidária

9h- ESF Zona Rural
14h – UBS Região Sul

9- ESF Kennedy II
14h- ESF Esperança I

9h- ESF Caio Junqueira
14h- ESF São Bento

9h- UBS Flores
14h- ESF Jardim São Paulo

9h- ESF Esperança II
14h- ESF Cascatinha

14h Casa da Cultura
Oficina de Qualidade de Vida: tarde de Música, Arte e Poesias.

19h – Câmara Municipal
Encerramento do Outubro Rosa com apresentação das ações realizadas