Revista Exame coloca Poços entre as 100 melhores cidades para investimento

Poços registrou avanço na classificação em relação a 2016 e 2015

Estudo divulgado pela Revista Exame desta semana, coloca Poços de Caldas entre os 100 melhores municípios brasileiros, com mais de 100 mil habitantes, para investimentos. No Sudeste aparecem 50 localidades e Poços, que ocupa a 92ª posição, registrou avanço na classificação em relação a 2016 e 2015, períodos que o município não figurou nesse seleto grupo.
O levantamento feito desde 2014 pela Urban Systems, por solicitação da Exame, considera 28 indicadores dentro de áreas importantes como desenvolvimento social e econômico, capital humano e infraestrutura.
O vice-prefeito, Flávio Faria, também titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), diz que a colocação de Poços no ranking da Revista Exame mostra a boa qualidade dos serviços prestados à população, que torna o município referência em Minas e no Brasil. De acordo com ele, para avançar mais em desenvolvimento econômico é importante planejamento, porque “quanto mais qualidade, maior é a exigência de usuário dos serviços”.
O índice Firjan, da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, que baseia esse tipo de levantamento, define como representativos para investimentos os índices de crescimento demográfico e econômico (Produto Interno Bruto – PIB), desempenho empresarial, renda média dos trabalhadores. Também investimento em saúde, educação, desenvolvimento financeiro, frota de veículos, transporte e infraestrutura urbana, ainda linhas rodoviárias e aeroportos, conexões em banda larga, redes de água e esgoto, etc.
Faria destaca, que além de ser bastante positivo Poços figurar entre as 100 melhores cidades para investimento, também é importante a elevação dos índices neste último ano. Para o vice-prefeito, no entanto, é preciso avançar mais no estímulo à produção para garantir outras melhorias sociais para Poços e toda a região.
No que diz respeito à importância de Poços no sul de Minas, Faria explica que o município é referência em pujança regional, entre outras coisa pela grande vida acadêmica, o que potencializa o capital intelectual e contribui para estimular a abertura de novas empresas. “Podemos citar também a infraestrutura significativa de nossa cidade, com duas autarquias responsáveis pela distribuição de energia elétrica e redes de água e esgoto”, exemplificou.
Distrito Industrial
Flávio Faria destaca a importância do Distrito Industrial e diz que as novas empresas já instaladas naquela área na zona sul da cidade, têm contribuído para o avanço de Poços nos índices sociais. De acordo com vice-prefeito, grandes grupos, médias e pequenas empresas já se instalaram no município. “Queremos agora tornar as empresas locais fornecedoras dos órgão públicos, para isso estamos num processo de valorização e potencialização do empresário de Poços”, comentou.