Parceria entre secretarias de Saúde e de Educação oferece capacitação a profissionais dos CEIs

Centro de Educação Infantil

Capacitação permite aos servidores aprimorar o atendimento às crianças do município

Noções de vigilância em saúde, administração de fármacos em ambiente escolar, curva de crescimento, orientações odontológicas e calendário de vacinação, são os temas que fazem parte do curso de Noções Básicas em Vigilância em Saúde. “Pensamos em uma programação que aborde situações rotineiras nas unidades de educação infantil e que envolvam a saúde das crianças. Já existe este trabalho em conjunto, porque as creches já são unidades notificadoras, para os casos de surtos e quadros que devam ser informados para investigação. Este tipo de ação promove ainda mais integração entre as atividades já exercidas pelas secretarias envolvidas”, explicou Juliana Loro Ferreira, coordenadora da Vigilância Epidemiológica. O curso Noções Básicas em Vigilância em Saúde será ministrado no próximo dia 16, na Secretaria Municipal de Educação.
A capacitação, com carga horária de quatro horas será ministrada por diversos profissionais da saúde do município, dos setores de Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Assistência Farmacêutica, Imunização, Saúde Bucal e Estratégia de Saúde da Família. O curso será ofertado em dois períodos, manhã e tarde e em cada um deles, vai ter a participação de 100 servidores: Auxiliares de Desenvolvimento Infantil e Coordenadores dos Centros de Educação. “Ter um protocolo de atendimento e comunicar este protocolo faz toda diferença para a realização de um trabalho profissional e de qualidade, sem as improvisações que em alguns momentos podem acontecer, exatamente pela falta de informação”, disse a secretária de Educação, Flávia Vivaldi.
A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação. “Os profissionais responsáveis pelos cuidados de higiene e de saúde dos centros de educação infantil precisam estar orientados nos procedimentos e nós temos na secretaria de Saúde, equipe preparada para esta capacitação. A população como um todo é quem ganha com esta união de esforços”, comentou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.