Conferência Municipal de Políticas sobre Drogas elege delegados para representação estadual

Em seu discurso , prefeito destacou que ações no combate às drogas devem começar já na infância

Na tarde da quarta, 27, foi realizada na Câmara Municipal, a Conferência Municipal de Políticas sobre Drogas. O evento foi convocado pelo prefeito, Sérgio Azevedo, através da Secretaria de Governo, em consenso com o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas. “Devemos lidar com este assunto desde a infância, é um trabalho multidisciplinar, que deve prever várias ações, que vão além da saúde. Que a gente possa entregar para as próximas gerações, um sistema que trabalhe a prevenção desde o início”, declarou o prefeito.
O secretário de Saúde Carlos Mosconi, também defendeu a prevenção. “É um tema muito complexo, muito amplo, muito vasto. Eu fui relator da saúde na Constituinte e tive como missão relatar a situação da saúde mental no Brasil naquele período. Visitei diversos manicômios, verdadeiros depósitos de pessoas e aquele horror todo ficou gravado na minha memória. Por isso reforço que a prevenção é a chave, é o caminho”.
A vereadora Maria Cecília Figueiredo Opípari, esteve presente, representando a Câmara. “É fundamental debater, ser tolerante, propor medidas e sugestões. O trabalho não deve ser acusador, inquisidor, mas de acolhimento”.
O Círculo de Arte, com apoio da secretaria de Promoção Social, apresentou a esquete “Drogas, mas que droga?”. Após palestra ministrada pelo psicólogo Carlos de Sousa Filho, do CAPS-AD – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, os participantes se dividiram em grupos de trabalho. Com o tema “Políticas sobre Drogas na Juventude” e o objetivo de avaliar e propor diretrizes para a implementação de políticas públicas sobre drogas no município, os eixos em debate foram: Educação; Redes Sociais; Participação Cidadã do Jovem; Saúde, Assistência Social e Segurança Pública. “Tivemos 91 inscritos com participação ativa. A discussão nos grupos foi muito boa, foi realmente uma conferência de qualidade”, avaliou Ana Paula Silveira Corrêa, presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas.
Foram eleitos os delegados, para representar Poços na Conferência Estadual de Políticas sobre Drogas, que será de 25 a 27 de outubro, em Belo Horizonte. Representando a sociedade civil: Rosimeire Torraca (titular) e Malena do Carmo (suplente). Representando o governo: Camila Monteiro (titular) e Thaís Pereira Ramos (suplente).
Também estiveram presentes na abertura da Conferência Municipal de Políticas sobre Drogas, o vice-prefeito Flávio Faria; o secretário de Governo Celso Donato; o secretári-o adjunto de Saúde Flávio Togni de Lima e Silva; a secretária de Promoção Social, Luzia Teixeira Martins; além de profissionais das áreas de saúde, educação e promoção social; representantes da imprensa, de entidades ligadas ao combate das drogas e ao tratamento de usuários e a população em geral.