Equipes de Atenção Básica da Região Sul realizam atividades para promoção de saúde

Ações visam a prevenção

Falar sobre cuidados com a saúde, hábitos de prevenção de doenças e que promovam qualidade de vida. Estes foram alguns objetivos das ações desenvolvidas por equipes da atenção básica, na zona Sul de Poços, durante o mês de setembro.
“Estas ações fazem parte da política de prevenção e promoção de saúde e são importantíssimas para aproximar a comunidade dos nossos serviços. Investir na prevenção gera mais qualidade de vida, evita doenças e melhora os serviços prestados à população, por isso incentivamos e apoiamos nossas equipes da atenção básica a cada vez mais se empenharem neste propósito”, comentou o secretário de Saúde Carlos Mosconi.
Dia Mundial do Coração
Na manhã da quinta, 28, em comemoração ao Dia Mundial do Coração, que é nesta sexta, 29, as equipes da ESF – Estratégia de Saúde da Família do Kennedy II, do Nasf Sul – Núcleo de Apoio de Saúde da Família, juntamente com estagiários do curso de Enfermagem da PUC Poços, promoveram uma atividade diferente no Parque Ecológico da zona Sul. Houve aferição de pressão arterial, pesagem, medição, alongamento, relaxamento, além de palestras sobre os fatores de risco para hipertensão, doenças cardiovasculares e infarto.
A oportunidade também foi utilizada para alertar sobre os riscos trazidos pelo tabagismo e sobre os benefícios da atividade física na prevenção e no tratamento destas doenças. “Falamos ainda sobre alimentação saudável e a importância de seguir as recomendações médicas e de usar corretamente os medicamentos, no caso das pessoas que já fazem tratamento. Esse trabalho é muito importante para difundir informações que gerem a prevenção”, disse Esequiel Trevisan, fisioterapeuta do Nasf. Participaram das atividades, os atendidos no projeto social Bem Viver e a comunidade em geral. “Foi muito bom. Sai de casa, encontrei os amigos, me distrai e ainda cuidei da minha saúde”, disse a dona de casa Ana Rita Dias.
Visita às Unidades de Ensino
Dentro do PSE – Programa Saúde na Escola, parceria das secretarias municipais de Saúde e de Educação, as equipes de ESF, do Kennedy I e do Jardim Aeroporto, juntamente com a equipe do Nasf Sul, foram até à Escola Municipal Pedro Afonso Junqueira, falar sobre diversos assuntos: Aedes Aegypti, o mosquito da dengue; alimentação saudável; prevenção de acidentes na escola e em casa; a cultura da paz que combate a prática do bullying.
Os mesmos temas foram trabalhados para as crianças do Centro de Educação Infantil Professora Anésia Camargo de Andrade, por meio de uma apresentação lúdica. “As crianças estão cada vez mais espertas, participativas. Elas recebem a mensagem e ajudam a divulgar esta informação, na família e em outros grupos que ela frequenta”, afirmou a enfermeira Juliana Aparecida Marciano, da equipe do Kennedy I.