Você está em:

Simpósio aborda hidrologia médica e águas termais

Evento foi realizado dentro do 14º Congresso Nacional de Meio Ambiente

Evento foi realizado dentro do 14º Congresso Nacional de Meio Ambiente


O secretário de Saúde, médico especialista em Nefrologia e Urologia, Carlos Mosconi; e o reumatologista e doutor em Hidrologia Médica, pela Universidade Complutense de Madri – Espanha, Marcos Untura Filho, participaram de uma mesa de debate com o tema “Reumatologia no Termalismo”, realizada na manhã desta sexta, 29.
Mediada pela professora universitária, graduada em turismo e doutora em história do termalismo, que por três anos esteve a frente da direção dos serviços termais de Poços, Jussara Marrichi, a mesa de debate fez parte da segunda edição do Simpósio de Hidrologia Médica e Águas Termais.
Untura que utiliza os banhos termais para a reabilitação de pacientes desde 1982, afirmou que o município foi pioneiro na introdução das práticas de crenoterapias pelo Inamps/SUS. “São tratamentos para mais de três mil pessoas, especialmente nos casos ortopédicos para problemas de locomoção, patologias de pele e respiratórias, o que nos autoriza inclusive a instituir um protocolo próprio de tratamento. O tratamento é um cuidado paliativo, é promoção de saúde. Você tira o paciente de casa, faz um cuidado específico para ele, essa individualização do atendimento também gera bem estar”, explicou o reumatologista.
Já é feito atendimento pelo SUS nas Thermas para moradores com mais de 60 anos, os sexagenários e para alguns pacientes encaminhados pela rede pública de saúde. O secretário de Saúde falou da iniciativa em estender ainda mais o uso das águas de Poços para o termalismo social. “No mês passado levamos médicos e enfermeiros das unidades básicas de saúde, para conhecerem as Thermas Antônio Carlos, sua história, suas instalações e a possibilidade de aplicação dos banhos termais nos pacientes. É um trabalho para fazer com que a atenção básica utilize esse patrimônio riquíssimo e que é nosso, para promoção de saúde da população, complementando outros tratamentos”, afirmou Mosconi.
A mediadora da mesa reforçou a importância de valorização da cultura das águas. “Durante os três anos em que eu estive a frente das Thermas, me empenhei para resgatar a biblioteca pública que existe lá e o acervo sobre termalismo. Se apropriem disso, se apropriem dessa documentação, ela está à disposição de todos”.
O Simpósio de Hidrologia Médica e Águas Termais foi realizado dentro do 14º Congresso Nacional de Meio Ambiente, pela GSC Eventos Especiais em parceria com o IF Sul de Minas campus Muzambinho, com o apoio da Prefeitura de Poços de Caldas. “Programação intensa, de alto nível, tanto dos palestrantes quanto dos participantes. Nosso objetivo futuro é fazer um Congresso Nacional das Águas, com dias dedicados exclusivamente a esta temática. A mesa de debate de hoje só confirma a importância que nós temos que dar as águas de Poços de Caldas, que possibilitam processos de tratamento, bem estar e qualidade de vida”, disse Gisele Corrêa Ferreira, diretora da GSC Eventos Especiais. O Congresso termina nesta sexta(29).

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social