Você está em:

Agentes de endemias participam de capacitação

Capacitação traz cuidados sobre prevenção de mordidas de cães e gatos e informações sobre a Febre Chikungunya

Capacitação traz cuidados sobre prevenção de mordidas de cães e gatos e informações sobre a Febre Chikungunya


Começou na terça, 26 e vai até esta quinta, 28, um ciclo de capacitação voltado aos agentes de endemias. As aulas teóricas são dividas em dois momentos. No primeiro, o tema é Prevenção de Mordeduras e Ataques de Cães e Gatos, assunto considerado de segurança do trabalho para os agentes, já que a rotina diária deles inclui visitas às casas. “Os agentes só entram nas residências se os donos estiverem presentes, então algumas medidas preventivas podem inibir os ataques de cães e gatos. Um agente afastado é prejuízo para o trabalho. Cuidar da integridade do profissional é importante também para o serviço que precisa ser desempenhado”, disse Rogério Blasi, veterinário da Vigilância Ambiental.
A capacitação inclui ainda uma conversa com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, sobre a Febre Chikungunya. A arbovirose transmitida por picadas das fêmeas dos mosquitos Aedes Albopictus e Aedes Aegypti, tem sintomas semelhantes aos da dengue, além de fortes dores nas articulações com edemas. Em todo o Estado de Minas Gerais, até o último dia 04 de setembro, foram notificados 17.705 casos prováveis, sendo 108 gestantes e 49 confirmados por critério laboratorial.
Em Poços, foram quatro casos confirmados este ano. Em todo o estado, foram confirmadas seis mortes por Chikungunya, todas em Governador Valadares. Outros 17 óbitos no Estado continuam sendo investigados. “É um trabalho que faz parte do enfrentamento das arboviroses, especialmente da Chikungunya, com maior alerta no Estado de Minas Gerais, como um todo. A intenção é orientar os agentes para que eles possam levar estas informações à população”, afirmou Juliana Loro Ferreira.
Os 77 agentes de endemias de Poços, foram divididos em quatro turmas, para a capacitação, realizada na Associação Médica. “Achei muito bom, porque são detalhes muito importantes para nossa proteção e prevenção e também para o nosso dia a dia”, avaliou a agente de endemias Elaine Cristina de Oliveira. Já o agente Joaquim Donizete Mendonça acredita que a informação só agrega ao trabalho. “A gente está sempre em aprendizado e isso se reflete na qualidade do nosso serviço”.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social