SME e Universidades Firmam Parceira para cursos de extensão

Reunião (1)Na manhã desta sexta-feira, 22, a Secretária de Educação Flávia Vivaldi e profissionais da Secretaria Municipal de Educação estiveram reunidos com representantes de universidades e faculdades da cidade para firmarem parceria para um programa de cursos a ser implementado no ano de 2018.
No encontro a equipe da SME e representantes da, UEMG, UNIFAL, IFSULDEMINAS e Pitágoras discutiram propostas sugeridas pelo Centro Municipal de Referência do Professor. A PUCMinas também foi convidada mas por dificuldades de agenda não pode enviar representantes, contudo, manifestou disposição em compor o programa de formação continuada.
“Essa reunião foi um momento para vermos como as faculdades poderão colaborar para estabelecer essa parceria. Esse ano tivemos a oportunidade de conseguir várias parcerias, porém ao longo do ano percebemos que será necessária uma melhor estruturação. Hoje foi o começo do planejamento das formações do ano que vem, será uma formação conjunta”, apontou a secretária.
Para a Coordenadora de Extensão do Instituto Federal, Cissa Gabriela da Silva, a parceria entre a Secretaria de Educação e as outras universidades é uma grande contribuição para o fortalecimento das iniciativas de formação continuada. “Conseguiremos ter cursos de excelente qualidade para proporcionar aos professores essa formação continuada e das metodologias aplicadas em sala de aula”, ressaltou.
“Essa parceria é a possibilidade de colocar em prática um dos três pilares que as faculdades têm no ensino superior, a extensão por meio de ofertas voltadas para a educação. É um ciclo que vai reforçar todo esse movimento em prol de benefícios na área da educação no município de Poços de Caldas”, destacou a Coordenadora de Curso da UEMG e Coordenadora Acadêmica do Pitágoras, Renata Pamplin.
De acordo com os gestores, o programa significará um importante passo em termos de política pública quanto a formação continuada em educação.
“É necessário que o conhecimento e as capacidades que as universidades têm não fiquem contidas apenas dentro daquele polo do saber, mas que seja proporcionada a toda a sociedade. Essa parceria que está sendo proposta vem exatamente ao encontro do eixo temático de extensão universitária e dialoga com a parte de ensino que também é a nossa função”, finalizou o Diretor do Instituto de Ciências e Tecnologia da UNIFAL , Cassius de Melo.
Em novembro outra reunião será realizada para organização e detalhamentos, ajustando horários, locais, docentes responsáveis, períodos de inscrição e duração das formações.