Prefeito irá nomear comissão para discutir correção da planta de valores do IPTU

Coletiva contou com representantes de diversas entidades de classe, vereadores e secretários municipais

O prefeito Sérgio Azevedo, durante coletiva para imprensa na tarde de sexta, 22, anunciou a nomeação de uma comissão composta por representantes de diversos segmentos da sociedade , com o objetivo de analisar o Projeto de Lei que corrige a planta genérica de valores para cobrança do IPTU. O projeto, cujas discussões teriam inicio nesta sexta, foi retirado da Câmara, após reunião na manhã de hoje entre o prefeito e os vereadores da base de apoio, que indicaram a necessidade de uma análise maior da questão, para só depois o projeto seguir para a Câmara.
“Este projeto não é desta administração, mas da cidade! É um projeto que pensa a cidade daqui a cinquenta, cem anos, e é um projeto de justiça social. Mas, o que vimos hoje é que a população não compreendeu bem nossos objetivos. E neste momento, levando em conta a importância de ouvir as pessoas, e tendo em mente um projeto que seja bom para a cidade e para seus moradores, convido cada entidade aqui representada e outras que porventura queiram contribuir para este debate, que indiquem nomes para a comissão e iniciemos os trabalhos o mais breve possível, para que a população possa entender a real necessidade desta reavaliação da planta de valores dos imóveis e como será implantada”, informou o prefeito.
Sergio Azevedo destacou ainda que todos entendem que há distorções, e que precisam ser corrigidas. “ Mas também entendemos que situação não pode ser corrigida 30 anos em um ano. Estamos abertos para aceitar sugestões, mas decidimos por trabalhar mais um pouco este projeto, tentar de uma forma consensual, de modo que população não seja prejudicada de forma alguma e encontrar uma forma de ajudar a cidade”. Ele destacou ainda que os trabalhos da comissão serão realizados a seu tempo, e que podem ser concluídos este ano ou no próximo.
Para o presidente da Câmara, Antonio Carlos Pereira, a decisão do prefeito foi apoiada pelos vereadores da base e por todos os representantes das entidades presentes à coletiva de imprensa. “Na reunião que tivemos pela manhã, com o vice-prefeito Flávio Faria e os vereadores da base, o entendimento foi no sentido de retirada do projeto para que possa ser estudado de forma mais ampla. Ninguém quer penalizar a população. Tanto o prefeito como o vice foram sensíveis e acredito que tomamos a decisão correta. Não é voltar atrás, é buscar um encaminhamento que possa atender as necesidade da Prefeitura mas que não penalize a população”
A audiência pública marcada para as 17h foi realizada normalmente, já que outros dois projetos foram avaliados: o do Código Tributário e do Refis.
Estiveram presentes à coletiva de imprensa, representantes das seguintes entidades: Sinduscon, Sindicato dos Metalúrgicos de Poços e Região, Associação das Empresas Loteadoras, ACIA, Sindicado do Comércio de Poços de Caldas, AADV, Apae, Hospital da Santa Casa de Misericórdia,. Os vereadores Gustavo Bonafé, Lucas Arruda, Alvaro Cagnani, Marcelo Heitor da Silva, Lígia Podestá, Mauro Ivan, Ricardo Sabino, Carlos Roberto de Oliveira Costa e Wilson Rodrigues da Silva , além de Antonio Carlos Pereira, também estiveram presentes, assim como secretários municipais e líderes comunitários.